As OSs são instituições sem fins lucrativos, com comprovada capacidade de gestão não só na Saúde. Atuam em setores estratégicos da administração pública, como educação, meio ambiente e cultura.
Orientações para a formação e legalização de uma Organização Social
Das 820 mil, 709 mil (86%) são associações civis sem fins lucrativos, 99 mil (12%) são organizações religiosas e 12 mil (2%) são fundações privadas.
Em 2016, o Sudeste concentrava 48,3% das ONGs. O Sul, 22,2% do total e o Nordeste, 18,8%. Norte tinha 3,9% e Centro-Oeste, 6,8%.
O Mapa das OSC (Organizações da Sociedade Civil) - termo usado como sinónimo para ONG -, realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Económica Aplicada), mostra que há 205 182 organizações que atuam no Nordeste brasileiro, nas mais diferentes áreas.
Um levantamento de 2019 do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), sobre as ONGs brasileiras, aponta que existem atualmente 102.
16. Em 2015, havia 136.
Basta o interessado em fazer o trabalho voluntário preencher um formulário de inscrição no programa e aguardar sua aceitação por parte de nosso parceiro internacional. Os projetos são contínuos e pode-se viajar o ano todo.
O Brasil possui entre 236 mil e 781 mil* ONGs ou OSCs, segundo a pesquisa FASFIL do IBGE e o Mapa das OSCs do IPEA respectivamente.
O termo "organização da sociedade civil" (OSC) representa apenas a forma mais recente de fazer referência àquelas entidades antes denominadas “organizações não governamentais” (ONG). Essas organizações constituem atores sociais e políticos cada vez mais presentes nas democracias contemporâneas.
As 10 ONGs brasileiras mais influentes
Tipos de entidades do Terceiro Setor