- Idiocromáticos, quando apresentam uma cor característica e própria em toda a sua superfície (ex.: magnetite, malaquite, galenite e pirite). - Alocromáticos, quando não apresentam uma cor constante (ex.. quartzo). A risca ou traço corresponde à cor do mineral quando é reduzido a pó fino.
Anemia, Bócio e Pressão Alta - Doenças causadas pela falta/excesso de sais minerais.
Dentre esses prejuízos causados pela carência de minerais, há possibilidade de doenças circulatórias, doenças ósseas, arteriosclerose, diabetes, gastrite, prisão de ventre, cálculos renais, câncer, depressão, dentes e unhas fracas, cabelos pouco macios e frágeis, além de irritabilidade e cegueira noturna.
A deficiência de flúor pode dar origem a cáries e, possivelmente, à osteoporose. O consumo adequado de flúor pode prevenir a formação de cáries e fortalecer os ossos. A adição de fluoreto (fluoretação) à água potável com baixo teor de flúor ou o uso de suplementos de flúor reduz significativamente o risco de cáries.
O consumo de meio litro de água por dia pode fornecer de 0,5 a 1 miligrama de flúor. Rondó explica que essa quantidade já pode causar reações no organismo. Entre elas, cólicas e dores abdominais, aftas na boca, perda de apetite, náuseas, fraqueza, perda de peso e até mesmo vômitos com sangue.
Os produtos com flúor não devem ser aplicados ou ingeridos em excesso, pois podem ser tóxicos ao organismo, levando ao aumento do risco de fraturas e enrijecimento das articulações, além de causar a fluorose, que provoca manchas brancas ou acastanhadas nos dentes.
Não. Quando há aplicação de flúor, deve-se deixar o produto atuando por mais tempo para que ele seja incorporado aos dentes. Portanto, o ideal é aguardar de uma a duas horas após a limpeza para ingerir líquidos ou consumir alimentos.
A pasta de dente com flúor oferece uma proteção extra aos dentes, reduzindo a incidência de cáries. Apesar dessa grande vantagem, o flúor pode não ser indicado para todas as pessoas e, quando usado em excesso, pode provocar manchas nos dentes devido à fluorose.
De acordo com a especialista, a escovação com a utilização de creme dental convencional com flúor já deve ser iniciada a partir do nascimento dos primeiros molares decíduos, que acontece por volta dos 14 meses.
"Assim como a escovação exagerada, o uso de pastas de dente abrasivas pode desgastar o esmalte dos dentes, gerando sensibilidade nos dentes e erosão do esmalte", afirma a dentista Ivany.
Um item totalmente indispensável na hora de cuidar do seu sorriso é o creme dental, que, acompanhado de uma escova de dentes adequada, ajuda a limpar os seus dente. O trabalho em conjunto promove a remoção de resíduos e também elimina acúmulo de placa bacteriana que se adere à superfície dentária.