Em suma, os costumes são atos habituais que, com o passar do tempo, acabam por se tornar prática comum enraizada na cultura social. Os costumes variam de acordo com as diferentes sociedades e culturas, e podem estar intrinsecamente relacionados com as tradições e rituais particulares de cada povo.
USOS E COSTUMES – São regras quem variam de região para região por vários motivos. A doutrina é de origem divina, o costume é de origem humana. A doutrina é divina pois está baseada na inspirada Palavra de Deus. Para um idéia ser doutrina bíblica, é preciso que ela esteja exposta por todo o texto sagrado.
A cultura na sociologia representa o conjunto de saberes e tradições de um povo. Estes são produzidos pela interação social entre os indivíduos de uma comunidade ou sociedade. ... Vale lembrar que nenhuma cultura deve ser considerada superior à outra. O que existe são diferenças culturais entre os diversos grupos.
“São as regras de conduta limpa nas relações familiares e sociais, em harmonia com os elevados fins da vida humana e com a cultura moral de nossos dias.
Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros. O folclore, utilizado como sinônimo da cultura popular, é composto por um conjunto de lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo.
Entende-se por hábitos e costumes o comportamento regular e normal de uma pessoa em relação às suas necessidades , às suas reacções ao meio ou a sentimentos , em função do quadro mental prevalecente no seu psiquismo . ... Apenas significa que essa é a sua forma habitual e costumeira de se comportar.
Isso significa que acordar sempre na mesma hora, ter uma organização de higiene física-corporal, ter organizadas as vestimentas, os calçados com prévia habilidade; tomar café na mesma hora; saírem todos juntos – pais para o trabalho, crianças para escola, avós para as atividades físicas e de lazer; ou mesmo, ...
Hábitos culturais investigam o comportamento, disponibilidade e frequência com que os entrevistados consomem ou produzem cultura. São um mapa da participação de bens e serviços culturais na vida dos brasileiros.
Com 55 perguntas, a pesquisa cujos dados foram coletados ao longo em 2017, revelou que os hábitos culturais mais populares são, em ordem de preferência: livros, cinema, shows, festas populares, feiras de artesanato, bibliotecas, dança, museus, teatro, circo, saraus e concertos de música clássica.
Diversidade é a característica predominante do país Por conta do processo de colonização e das ondas migratórias, a cultura brasileira é constituída por elementos dos povos indígenas, portugueses, espanhóis, africanos, italianos, japoneses, holandeses e muitos outros.
Ser brasileiro é compreender a nossa origem, uma origem cultural carregada de aspectos e costumes regionais, mas que nos une quando nos vestimos de verde e amarelo. Ser brasileiro é valorizar o que cada um tem a oferecer, com histórias, danças, poesias, jeitos e trejeitos e se encantar.
Pensar a formação histórica e cultural brasileira é ir de encontro a pelo menos três aspectos centrais: o território, o povo, o Estado. E em todos esses três casos, ocorre enorme complexidade quanto à identificação de seus elementos formadores.
Resenhas - O que faz o brasil, Brasil? É um texto interessante para se analisar a construção da identidade do povo brasileiro, partindo de elementos considerados importantes para o autor, como, por exemplo, religião e carnaval. Um ponto de vista baseado na formação de historiador e antropólogo de Roberto DaMatta.
Resposta: São inúmeras as raças que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.
Sexto Capítulo - As festas da ordem As festas permitem descobrir oscilações entre uma visão alegre e uma leitura soturna da vida, onde nem tudo pode ser considerado maravilhoso. São nestas ocasiões que tomamos consciência de coisas gratificantes e dolorosas.
A construção da identidade brasileira constituiu-se como um processo histórico, cultural e político desde a Independência, em 1822. A língua seria então um elemento no conjunto de elementos culturais comuns que são constitutivos da cultura nacional. ...
A identidade nacional é um conceito que indica a condição social e o sentimento de pertencer a uma determinada cultura. ... Os quais fazem um indivíduo sentir-se parte integrante de uma sociedade ou nação.