A festa junina é uma tradicional festividade popular no Brasil que acontece todo mês de junho e foi trazida para nosso país pelos portugueses durante a colonização. ... Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.
Você já parou para pensar que as bandeirinhas de festa junina também é uma figura geométrica. Ela se chama pentágono, pois possui 05 lados, veja abaixo (PENTÁGONO). Agora é com você: Recorte as bandeirinhas para enfeitar sua Festa Julina.
Fácil e barato: aprenda a fazer bandeirinhas de festa junina
Passo a Paso Bandeirinhas Feitas de Jornais e Revista
Modo de fazer:
Passo a passo Imprima o molde ou se você souber desenhar (claro, não precisa ser um artista) faça a bandeirinha neste formato. Em seguida, dobre os jornais até fica do mesmo tamanho de sua bandeira. Marque com um lápis ou pincel usando o molde para forma o desenho da bandeira no jornal.
Veja como é fácil neste passo a passo! 1 – Pegue as duas últimas páginas da revista e dobre conforme a imagem está demonstrando. 2 – Puxe as abas inferiores e dobre do mesmo jeito que a imagem mostra. É uma dica fácil de fazer e que pode deixar sua decoração muito mais pomposa.
Pescaria. A pescaria é uma das brincadeiras mais conhecidas e tradicionais de uma festa junina. A princípio é uma brincadeira simples, a brincadeira é bastante divertida e consiste em pescar peixes numerados dentro de uma piscina cheia de água ou um recipiente grande com areia.
As festas juninas são comemoradas durante todo o mês, de 1 a 30 de junho, em honra a três santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. Há quem defenda a ideia de que devem ter início no dia 12 (véspera de Santo Antônio) e terminar no dia 29 (dia de São Pedro).
Norte: O ritmo que comanda a festa na região é o carimbó; uma dança típica local. Em Belém, Parintins e Manaus, comemora-se com a dança do boi-bumbá, que gira em torno da lenda de morte e ressurreição de um boi. Na culinária, tem o vatapá, cuscuz, mingau de milho, caruru, maniçoba e o tacacá.