Ser uma pessoa sensitiva, ou empata, significa ter a capacidade de perceber e ser afetado pelas energias de outras pessoas, assim como, ter uma capacidade inata de sentir e perceber intuitivamente coisas que nem todos percebem.
O Perfil Sensorial 2 é um conjunto de ferramentas padronizadas que tem por objetivo avaliar os padrões de processamento sensorial da criança no contexto da vida cotidiana, além de revelar como esses padrões apoiam e/ou interferem no desempenho funcional em casa, na escola e na comunidade.
Quem poderá aplicar? Não restrito a psicólogos, a administração do “Perfil Sensorial 2” pode ser realizada por profissionais da saúde mental e educação, como: terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, professores, pedagogos, médicos e cuidadores de creche e/ou orfanatos.
Pergunta 8 0,3 em 0,3 pontos Qual dos sistemas sensoriais abaixo pode influenciar o equilíbrio e a postura em um idoso? Resposta Selecionada: e. Propriocepção.
O sistema de controle postural depende de três sistemas sensoriais: o vestibular, o proprioceptivo e o visual5,6.
Os sistemas visual, vestibular e proprioceptivo estão envolvidos no envio de informações para o sistema de controle postural ou equilíbrio, formando o mecanismo aferente. A visão é o sistema mais importante de informações sensoriais e pode compensar pela ausência ou não-confiabilidade dos outros estímulos sensoriais.
Como descrito anteriormente, os três canais semicirculares, o utrículo e o sáculo formam o sistema vestibular que é o sistema de equilíbrio (DOUGLAS, 2002).
O equilíbrio corporal depende de um delicado controlo efectuado pelo sistema nervoso central sobre o estado dos músculos e das articulações, de tal forma que o corpo possa manter-se em determinadas posições estáticas sem ceder à força da gravidade ou ainda deslocar-se harmoniosamente resistindo à inércia dos movimentos ...
O controle postural envolve a orientação postural e o equilíbrio. A orientação postural é de- finida como a habilidade de manter a relação apro- priada entre os segmentos corporais e o ambiente.
A estabilidade postural e orientação espacial requerem a integração proprioceptiva das informações sensoriais para analisar a posição e o movimento do corpo no espaço, para, a partir disso, gerar a ação capaz de produzir forças que irão controlar os sistemas de posicionamento do corpo (24,25).
A orientação postural é a capacidade de manter uma relação adequada entre os segmentos do corpo e entre o corpo e o ambiente para uma determinada tarefa. Já a estabilidade é a capacidade de manter o corpo em equilíbrio, o que ocorre em situações de repouso (equilíbrio estático) ou em movimento estável.