A sociologia do corpo refere-se ao "enraizamento físico do ator no universo social e cultural" (Le Breton, 2010, p. 99), não naturalizando o corpo.
A sociologia do corpo é uma vertente sociológica com interesses e objetivos muito definidos, ou seja, procura-se entender como o corpo humano pode ser entendido como dentro de um contexto social e cultural, sendo assim um fenômeno desta sociedade.
- Nós podemos através da sociologia descobrir como foram os homens do passado e sua cultura e costumes (antropologia) estudando aí também a parte da Educação Física e os antigos hábitos de atividades físicas, danças, etc., com isso podemos melhorar nosso convívio com as demais pessoas.
A sociologia do esporte é uma dessas sociologias particulares, específicas ou especiais e trata de como pesquisar e analisar o fenômeno esportivo, enquanto fenômeno social, ou seja, a partir da articulação dinâmica e interativa entre as diferentes estruturas componentes da sociedade: a econômica, a política e a ...
Em ciências sociais, relação social refere-se ao relacionamento entre dois ou mais indivíduos no interior de um [grupo social]. ... Nesse sentido, as relações sociais são o objeto básico da análise das ciências sociais.
Com esse conhecimento, o cientista social pode atuar em projeções sociais e contribuir com campanhas políticas, ações governamentais, planos de desenvolvimento e projetos de urbanização. Suas pesquisas podem ser direcionadas a três diferentes áreas: Antropologia, Sociologia e Ciências Políticas.
As principais ciências sociais são: a antropologia, que é o estudo do ser humano e de suas culturas ao longo da história; a economia, que investiga de que maneira as pessoas criam bens e como eles estão distribuídos; a ciência política, que estuda os governos e as formas de manifestação do poder; a psicologia, que ...
Exige grande carga de leitura e acompanhamento das questões sociais, culturais e políticas. O currículo é dividido em três grandes áreas: sociologia, antropologia e ciência política. As disciplinas obrigatórias incluem história, economia, psicologia, filosofia e metodologia científica.
Nos cursos de graduação em ciências sociais comumente há disciplinas do currículo mínimo que consistem em:
2a Questão (Ref.: Acerto: 1,0 / 1,0 São áreas centrais das ciências sociais: sociologia, filosofia e ciência política sociologia, filosofia e antropologia filosofia, teologia e antropologia filosofia, antropologia e ciência política antropologia, sociologia e ciência política 3a Questão (Ref.: ...