O que significa SCA na medicina? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Síndromes coronarianas agudas resultam de obstrução aguda de uma artéria coronária. As consequências dependem do grau e local da obstrução e variam de angina instável a infarto do miocárdio sem elevação de segmento ST (IMSST), infarto do miocárdio com elevação do segmento ST (IMCST) e morte cardíaca súbita.
Quais são as SCA?
Os tipos da síndrome coronariana aguda incluem :
Angina instável: É o tipo mais comum, representando quase 40% dos casos. ...
Infarto Agudo do Miocardio Com Elevação do segmento ST (IAMCEST): Cerca de 30% dos casos. ...
Infarto Agudo do Miocárdio Sem Elevação do segmento ST (IAMSEST): Cerca de 25% dos casos.
O que é SCA SSST?
A SCA sem supra ST é definida quando o paciente apresenta dor torácica aguda sem supradesnivelamento persistente do segmento ST no ECG que sugerem isquemia miocárdica com amplo espectro de gravidade.
Quais os fatores de risco para desenvolver SCA?
Fatores de risco associados ao desenvolvimento de SCA: • Tabagismo; • Dislipidemia; • História Familiar Positiva; • Idade avançada; • Cardiomiopatia / Aterosclerose; • Sexo Masculino; • Diabetes Melitus / Doença Renal Crônica.
Quais são as complicações das Síndromes coronarianas?
As complicações de síndromes coronarianas agudas dependem da extensão do dano ao músculo cardíaco, o que é uma consequência direta do local do bloqueio da artéria coronariana e do tempo em que esta artéria permaneceu obstruída.
Qual a diferença entre infarto com supra é infarto sem supra?
De acordo com o cardiologista, quando não há alterações no eletro, deve-se partir para a troponina. “Quando a troponina der resultado positivo, indica-se infarto sem supra. Quando o resultado da troponina for negativa, há angina instável”, explica.
Quais fatores de risco precisam ser investigados no infarto agudo do miocárdio?
Dentre os principais fatores de risco que podem levar o paciente a um quadro de infarto do miocárdio estão: hipertensão arterial, tabagismo, colesterol elevado, histórico familiar (herança genética), sedentarismo, estresse, ansiedade, obesidade, alcoolismo e uso de drogas ilícitas, além dos homens acima de 45 e anos e ...
O que é SCA na cardiologia?
A síndrome coronariana aguda (SCA) é uma entidade nosológica caracterizada por um espectro de manifestações clínicas e laboratoriais de isquemia miocárdica aguda, sendo classificada em três formas: Angina Instável (AI), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) sem supradesnível do segmento ST e IAM com supradesnível do ...
O que são as síndromes coronarianas?
Uma síndrome coronariana aguda ocorre quando um bloqueio repentino em uma artéria coronariana reduz extremamente ou interrompe o fornecimento de sangue a uma área do músculo cardíaco (miocárdio). A falta de fornecimento de sangue a qualquer tecido é denominada isquemia.
O que causa a síndrome coronaria aguda?
A síndrome coronariana aguda (SCA) é um processo que ocorre devido à desproporção entre oferta e demanda de oxigênio ao miocárdio, geralmente em consequência de ruptura de uma placa de ateroma presente nas artérias coronárias e trombose secundária.
Quais fatores de risco precisam ser investigados nessa patologia?
Dentre os principais fatores de risco que podem levar o paciente a um quadro de infarto do miocárdio estão: hipertensão arterial, tabagismo, colesterol elevado, histórico familiar (herança genética), sedentarismo, estresse, ansiedade, obesidade, alcoolismo e uso de drogas ilícitas, além dos homens acima de 45 e anos e ...
O que é IAM SST?
O infarto agudo do miocárdio com supra de ST (IAMCSST) corresponde a uma das principais causas de mortalidade por doença cardiovascular. A grande maioria dos casos é causada por aterotrombose, sendo outras causas menos comuns: vasculites, dissecção coronariana, cocaína, etc.