EQST

O Que Significa Nefrolitase Bilateral?

O que significa nefrolitase bilateral? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que significa nefrolitíase bilateral?

A litíase renal (ou nefrolitíase) nada mais é do que a formação de cálculos dentro do sistema urinário de um paciente. Para entendermos um pouco mais sobre sua patologia, é necessário saber do que esses cálculos podem ser feitos.

Como ocorre a nefrolitíase?

A nefrolitíase, ou doença da pedra nos rins, é uma condição na qual os indivíduos formam cálculos (pedras) na pelve renal e nos lúmens tubulares. As pedras se formam a partir de cristais que precipitam (separam) da urina. As próprias pedras também são chamadas de cálculos renais.

O que quer dizer nefrolitíase?

Nefrolitíase é uma das doenças mais comuns do trato urinário, apresentando altas taxas de incidência, prevalência e recorrência. Pode ser definida como concreções de cristais que se formam no trato urinário e causam sintomas apenas quando o tamanho atinge o suficiente para serem vistas nos exames de imagem.

O que significa litíase renal à esquerda?

Refere-se à presença de “pedras” nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico.

O que quer dizer nefrolitíase à direita?

Nefrolitíase é uma das doenças mais comuns do trato urinário, apresentando altas taxas de incidência, prevalência e recorrência. Pode ser definida como concreções de cristais que se formam no trato urinário e causam sintomas apenas quando o tamanho atinge o suficiente para serem vistas nos exames de imagem.

Quem trata Nefrolitiase?

O Nefrologista é um especialista de problemas renais, somente. Além disso, o nefrologista atende casos em que o paciente pode ser tratado somente com medicamentos.

O que quer dizer nefrocalcinose?

NEFROCALCINOSE. Este termo se refere ao depósito de oxalato de cálcio ou fosfato de cálcio no parênquima ou túbulo renal. A nefrocalcinose é classificada em: Molecular ou Química: há aumento do cálcio intracelular, mas não é visto na microscopia.

Quais as causas de nefrocalcinose?

As causas mais frequentes de nefrocalcinose cortical são a necrose cortical (geralmente após quadro de choque prolongado) e a glomerulonefrite crónica. 2. Nefrocalcinose medular, em que a deposição de sais de cálcio acontece predomi- nantemente na região medular e de transição cortico-medular.

O que quer dizer litíase renal?

Refere-se à presença de “pedras” nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico. Podem causar perda de sangue na urina (hematúria), infeções renais (pielonefrite) ou cólica renal.

Qual o médico especialista em rins e fígado?

Portanto, o médico nefrologista é aquele que estuda as funções e as doenças dos rins. Do mesmo modo, Nefrologia é a especialidade médica que trata dos problemas clínicos dos rins.