Posição direita, quando o dorso fetal se volta para o lado direito da mãe. possível através do toque vaginal (médico ou enfermeira obstetriz), manobras de Leopold e ausculta do BCF.
Uma das possibilidades apontadas pelo estudo é a de que quando a mãe dorme de costas ou sobre o lado direito, o feto poderia comprimir sua veia cava inferior, que leva o sangue para o coração. Isso diminuiria a quantidade de sangue oxigenado que volta do coração para os órgãos da mãe e, em consequência, para o bebê.
Desenvolvimento da gravidez Assim, é comum que à medida que o bebê cresce, a mulher sinta desconforto e uma dor leve e passageira no pé da barriga. O que fazer: Como a dor no pé da barriga é considerado normal e parte do processo de desenvolvimento da gestação, não é necessário qualquer tipo de tratamento.
Quando os movimentos do bebê começam? Você pode ainda nem saber que está grávida, e o bebê já se movimenta na sua barriga. A movimentação do bebê está diretamente ligada ao seu desenvolvimento no útero. Geralmente, na semana 7 ou 8 da gestação, o feto esboça seus primeiros movimentos, mesmo que sejam imperceptíveis.
A altura uterina começa a ser medida por volta de 16 semanas e em alguns casos com 20 semanas pois é nessa idade gestacional que o útero começa a se destacar do osso pélvico chegando a altura do umbigo. Há casos em que a altura uterina diverge com o número de semanas da gravidez.