Risco alto: Pessoas com SCORE igual ou superior a 5% mas inferior a 10%. Pessoas com dislipidemia familiar; Pessoas com hipertensão arterial grave (grau 3);
Estratificar é reconhecer os diferentes graus de riscos de cada pessoa com determinado agravo (Ministério da Saúde, 2014).
A estratificação de riscos, adotada em Santo Antônio do Monte – MG, permite que as pessoas portadoras de condições crônicas sejam atendidas de acordo com a complexidade de cada caso, tanto na Atenção Primária à Saúde quanto na Atenção Secundária.
A VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão (2010) valorizou a estratificação de risco, baseada nos seguintes itens: reconhecimento dos fatores de risco cardiovasculares, • fatores adicionais para a HAS, • identificação de lesões em órgãos-alvo e • identificação de lesões subclínicas destes órgãos.
1. Acto ou efeito de estratificar. 2. [ Geologia ] Formação ou disposição em camadas sobrepostas.
Dispor ou colocar em camadas sobrepostas ou em estratos.
Que ou o que paga censo a um senhor. 3. Que ou o que paga o censo necessário para ser eleito ou eleitor.
É a divisão do solo em camadas, determinando suas resistividades e respectivas profundidades. Os solos, em sua maioria, não são homogêneos e sim formados por diversas camadas de resistividades diferentes. Essas camadas são normalmente horizontais e paralelas à superfície do solo.
Esse método é realizado a partir da injeção de correntes elétricas no solo, por meio de eletrodos de corrente e no uso de dois eletrodos que vão medir a diferença de potencial, produzida a partir da injeção de corrente.
O método, como é conhecido, consiste na colocação de 4 eléctrodos numa linha que atravessa a parte do terreno onde se pretende medir a resistividade do solo (ρ). Os eléctrodos deverão ser colocados em linha, respeitando escrupulosamente a distância e entre eles, que deverá ser constante.
Existem diversos métodos para medição de resistividade, o principal utilizado é a sondagem elétrica vertical, utilizando o arranjo o Wenner, que utiliza um Megger, instrumento de medida de resistência que possui quatro terminais, dois de corrente e dois de potencial, cada qual é conectado a um eletrodo.
Uma maneira muito eficaz de reduzir a resistência do solo é aumentar a profundida dos eletrodos de aterramento . O solo não é consistente em sua resistividade e pode ser altamente imprevisível. Deve-se atentar para o comprimento e profundidade do eletrodo de aterramento.
O solo com baixa resistividade é bom para projetar o sistema de aterramento. A resistividade depende principalmente da sua temperatura. Quando a temperatura do solo é superior a 0º, o efeito sobre a resistividade do solo é insignificante. A 0º, a água começa a congelar e aumenta a resistividade.
Para fazer um aterramento não basta fazer um buraco no solo e inserir a haste de cobre de qualquer maneira e fazer a conexão de um fio qualquer e levar até o quadro de distribuição de circuitos (QDC), pelo contrário!
Homogêneo significa similar ou uniforme, ao passo que isotrópico significa que as propriedades não variam em função da direção. ... Uma deformação isotrópica significa que o volume foi diminuído ou aumentado em uma mesma proporção em todas as direções; não há mudança de forma, apenas de volume.
Para a realização da medição ohmica para-raios, é utilizado um termômetro digital de alta precisão, verificando todos os pontos de aterramento.
Agora é hora de conectar as pontas de prova do terrômetro nos três eletrodos, o eletrodo fixo (haste de aterramento, o eletrodo de potencial e o eletrodo de corrente, realizamos então a primeira medição.)
Em instalações com equipamentos sensíveis deve ser 5 ohms ou menos. " A NBR5410 recomenda que a resistência dos aterramentos estejam abaixo de 10 ohms, para áreas classificadas este valor deve ser inferior a 5 ohms, como prevê a NFPA e IEEE.
6 ohms
A resistência do aterramento é o quociente entre a tensão que o aterramento se eleva em relação a um eletrodo remoto, (ou seja, que tenha resistência mútua nula com o aterramento sob ensaio) pela corrente injetada neste aterramento, conforme Fig. 1.
terrômetro
Terrômetro