EQST

O Que Significa A Partcula Se?

O que significa a partícula se?

A partículase” assume várias funções na Língua Portuguesa: 1- Conjunção: a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. ... b) Partícula apassivadora: quando se liga a verbos transitivos diretos com a intenção de apassivá-los.

Como usar a palavra se?

Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.

Como usar a partícula se antes ou depois do verbo?

2) Em termos gerais, quando átono (ou seja, sem autonomia sonora), o pronome (no caso, o se) se "pendura", quanto à pronúncia, no verbo, conforme o melhor som (eufonia): I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.

Quando se usa o pronome se?

01) Pronome Reflexivo; O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

Qual a classificação da palavra se?

A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

Quais são as funções sintáticas da partícula se?

O se não apresenta nenhuma função sintática, sendo desnecessário para compreender a oração. Ocorre na presença de verbos intransitivos ou que deem noção de movimento ou atitudes do homem em relação ao próprio corpo.

O que indica a palavra se?

pronome Expressa reciprocidade; indica a ação do verbo cujo sujeito é alterado: Capitu penteava-se em frente ao espelho. Indica indeterminação; algo ou alguém indefinido: ainda não se sabe o resultado? conjunção Introduz uma oração com sentido adicional ao da oração principal: não tinha certeza se ele chegaria.

Como usar a Mesoclise?

Quando Usar a Mesóclise. Mesóclise é a colocação do pronome no meio do verbo. Ela somente é possível de uma forma: com verbos no futuro do presente (esforçar-me-ei) ou no futuro do pretérito (esforçar-me-ia). Existem mais dois tipos de posição: Próclise - pronome antes do verbo e Ênclise - pronome depois do verbo.

Qual a classificação do pronome SE?

A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

Qual é a classificação morfológica da palavra se?

A palavra se pode ter várias classificações de acordo com o contexto: 1 — Pronome pessoal reflexo — «Ele vestiu-se» e «eles vestiram-se». 2 — Pronome pessoal recíproco — «Elas abraçaram-se.» 3 — Pronome impessoal ou pronome que indetermina o sujeito — «Diz-se que ele ganhou o concurso.»

Qual é a classificação morfológica das palavras que é se?

Gramática. As palavras "que" e "se" podem exercer inúmeros papéis em uma frase, como conjunção, pronome, partícula expletiva ou de realce etc. ... A palavra que em português pode ser: Interjeição: exprime espanto, admiração, surpresa.

Qual a função sintática do SE?

A partícula SE como CONJUNÇÃO Como conjunção, o SE não possui função sintática, mas tem extrema utilidade no período pois ligará a oração subordinada à oração principal, nas orações adverbiais e nas orações integrantes.

Como classificar a partícula se?

Pronome reflexivo: Exerce a função sintática de objeto direto ou objeto indireto de verbos reflexivos. Exemplos: A verdade é que o marinheiro não se matou. Ela impôs-se uma dieta severíssima. Pronome reflexivo: Exerce a função sintática de objeto direto ou objeto indireto de verbos reflexivos recíprocos.

Qual palavra substitui a palavra se?

1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de.

Quando não usar mesóclise?

Não ocorre mesóclise se houver alguma situação que justifique o uso da próclise, ou seja, do adiantamento do pronome, como a presença de uma palavra negativa, de uma conjunção subordinada, de um pronome relativo, interrogativo, indefinido e demonstrativo, entre outros.

Como identificar uma mesóclise?

A Mesóclise ocorre quando o Pronome Oblíquo é colocado entre o Radical e as desinências verbais que marcam os tempos futuros do presente e do pretérito.