A Vigilância Epidemiológica é definida pela Lei n° 8.
A vigilância foi definida pela primeira vez por A. Langmuir (1963) como uma ação que correspondia, essencialmente, à detecção, análise e disseminação de informação sobre doenças relevantes, que deveriam ser objeto de monitoramento contínuo.
Medidas de Frequência de Doenças A incidência diz respeito à frequência com que surgem novos casos de uma doença num intervalo de tempo, como se fosse um “filme” sobre a ocorrência da doença, no qual cada quadro pode conter um novo caso ou novos casos (PEREIRA, 1995).
A taxa de incidência é o número de novos casos de uma doença, dividido pelo número de pessoas em risco. A taxa de prevalência é calculada usando o número de indivíduos afetados em determinado momento, dividido pelo número total de pessoas.
Incidência é uma medida da ocorrência de novos casos durante um período especificado em uma população em risco de ter a doença. Enquanto a prevalência se refere a casos novos e casos existentes da doença, a incidência enfoca apenas os casos novos (Tabela 1).
A energia solar térmica pode ser aproveitada em indústrias, usufruindo do seu vapor para dirigir turbinas e gerar eletricidade, além de produzir ferro e aço. Já em sua casa, a energia térmica pode ser uma grande aliada para o fornecimento de água quente. ... Geração de energia para indústrias; Produção de ferro e aço.
A sua utilização de forma distribuída apresenta as vantagens de redução de gastos com os sistemas de transmissão e distribuição, além de permitir desenvolvimento social para localidades não que não são beneficiadas com energia elétrica.
Por causa da inclinação do eixo e da forma arredondada da Terra, a luz e o calor do Sol, não chegam com a mesma intensidade a todos os lugares do planeta.
A Zona intertropical é a zona térmica do Planeta Terra que é a considerada mais quente porque sua posição é a que mais recebe raios solares diretamente, a considerar a posição do eixo da terra com relação ao sol, e essa maior incidência de raios solares é que gera as maiores temperaturas.
No mar, o ponto de maior incidência do Sol foi localizado no oceano Pacífico, ao sul do Havaí e a leste de Kiribati. Em terra, uma área do deserto do Saara no Níger, perto das ruínas de um forte colonial em Agadem, foi o lugar com menor cobertura de nuvens.
Zonas Polares: os raios solares atingem a superfície terrestre de maneira bastante inclinada, portanto, as temperaturas são as mais baixas da Terra. Zonas temperadas: os raios incidem à superfície de forma relativamente inclinada em relação à zona intertropical, desse modo as temperaturas são mais amenas.
Resposta. No Equador é onde os raios solares incidem mais diretamente, principalmente na Primavera e no outono ( nos equinócio ) .
Mesmo, em zonas climáticas como as zonas tropicais e temperadas, que são as que mais recebem a luz e o calor do sol, podem ocorrer temperaturas frias.
Enquanto gira, diferentes lugares da Terra vão sendo iluminados pelo Sol, quando é dia no Brasil, é noite no Japão. Ao observar o nascente e o poente temos a impressão que o Sol se movimenta, mas quem de fato está se movimentando é a Terra.
A hora marcada em nosso relógio não é a mesma hora de uma pessoa que mora no Japão. Enquanto que aqui no Brasil é dia, lá é noite, e vice-versa. Por que isso acontece? Essa diferença de hora está relacionada ao movimento de rotação da Terra e ao movimento aparente do sol.
Em razão do movimento de rotação da Terra (deslocamento da Terra em torno do Sol), o Sol não consegue iluminar a Terra por completo, dessa forma, todas as regiões ficam escuras quando não estão voltadas para ele. Por essa razão, o homem, ao longo do tempo, construiu instrumentos capazes de produzir luz artificial.
O nascimento da Lua Muito tempo atrás, durante a noite, tudo era negro e os animais tinham medo da escuridão. Então, eles pediram ao Sol que os iluminasse também durante a noite. – Eu não posso – respondeu o Sol –, preciso clarear o outro lado da Terra. ... Olhem para o céu esta noite e terão uma surpresa.
O processo não seria instantâneo, considerando que o planeta contém energia armazenada, pois a Terra absorve calor do sol. ... De forma lenta e discreta, nosso astro supostamente irá se transformar em uma estrela sem energia e a vida na Terra ficará extinta, com certeza não vale a pena esperar para ver.
Isso ocorre porque a luz precisa atravessar a atmosfera da Terra para chegar até nós. ... Durante a noite isso não ocorre porque a atmosfera não está iluminada pelo Sol e vemos a Lua com o mesmo tom da luz do Sol.
Na verdade o sol não vai a lugar nenhum – ele continua o tempo todo brilhando lá no céu, no mesmo lugar, todos os dias, mesmo durante a noite.
Leste ou Este, inicial L ou E, também chamado "Oriente, Nascente ou Levante" por indicar o lado, e não o ponto, onde o Sol nasce. Oeste, inicial O ou W, também chamado "Ocidente ou Poente" por indicar o lado onde o Sol se põe, e não seu ponto exato, o qual se altera durante as diferentes épocas do ano.