Abreviação errada, mas popular, de "tamo junto".
A transição vítrea (Tg) é um importante efeito térmico que pode ser utilizado para a caracterização de plásticos e outros materiais amorfos ou semicristalinos (ex.: vidros inorgânicos ou alimentos, onde os componentes nos materiais alimentícios apresentam efeitos similares aos dos polímeros).
Os polímeros podem ser naturais (como borracha, amido, celulose, lipídios e proteínas) ou sintéticos (de adição, de condensação ou de rearranjo). A palavra “polímero” vem do grego poly, que significa “muitas”, e meros, que é “partes”, ou seja, “muitas partes”.
Os polímeros naturais ou biopolímeros são os que ocorrem na natureza. São exemplos de polímeros naturais, a borracha, os polissacarídeos (amido, celulose e glicogênio) e as proteínas. Os polímeros sintéticos ou artificiais são produzidos em laboratório, em geral, de produtos derivados de petróleo.
Resina Epóxi, Resina Poliéster Instaurado, Baquelite, Vinil Éster, Borrachas Vulcanizadas, Resina Fenólica, Éster Cianato, Poliimida, Bismaleimida, Silicones, Poliuretanos, Resinas Fenólicas, Poli-isocianurato, Estireno Acrilonitrila (SAN), entre muitos outros polímeros termoplásticos existentes no mercado./span>
A polimerização é uma reação em que as pequenas moléculas, denominadas monômeros, se combinam quimicamente para formar estruturas mais longas (macromoléculas). Existem dois tipos de polimerização: por condensação e por adição./span>
Na polimerização de adição, todos os átomos do monômero são incorporados na cadeia do polímero. O ponto de partida para as reações de adição é a quebra da ligação dupla carbono-carbono (C = C) presente nos compostos orgânicos, como, por exemplo, no etileno.
São 3 principais tipos de polietileno: PEBD (polietileno de baixa densidade), PEAD (polietileno de alta densidade) e PEBDL (polietileno de baixa densidade linear)./span>
PEAD ou Polietileno de Alta Densidade É um plástico inquebrável, resistente a baixas temperaturas, leve e impermeável. É bastante aplicado em embalagens de detergente e óleos automotivos, garrafeiras, tampas, potes, caixas de leite de plástico, garrafas de suco, frascos de shampoo, etc./span>
O polietileno (ou polieteno) tem fórmula geral (CH2-CH2)n, é um polímero de alta produção mundial e economicamente viável, daí o porquê de seu uso em larga escala. Conheça o processo de obtenção deste polímero.
O polietileno, por exemplo, é um polímero resultante da adição sucessiva de várias moléculas de etileno (ou eteno). Esse eteno é resultante principalmente do craqueamento da nafta e do tratamento do gás natural, duas frações derivadas do petróleo.
PEAD: Polietileno de Alta Densidade O PEAD também é utilizado para fabricação tubos para transporte de água e esgoto, telhas, galões, entre outros", explica Medeiros./span>
PE é a abreviatura de polietileno e PP é a abreviatura polipropileno. ... Já o Plástico PE (polietileno) não tem a mesma transparência que o PP, no entanto , ele tem um comportamento exemplar a baixas temperaturas, podendo sr utilizado para embalar alimentos congelados como o pão de queijo, ou até mesmo gelo.
O PEBD, obtido através do processo de polimerização via radical livre à alta pressão e temperatura é um polímero parcialmente cristalino, sua densidade varia de 0,91 a 0,93 g/cm3, massa molar de 20.
Esta resina é utilizada em processos de transformação por sopro, injeção, rotomoldagem e extrusão. O polietileno de alta densidade possui grande utilização em escala mundial. ... Em torno de 100 milhões de toneladas de materiais plásticos são produzidos anualmente a partir do PEAD./span>
O plástico PP (propileno) é tipo de plástico muito claro e transparente. ... Já o plástico PE (polietileno) não tem a mesma transparência que o PP, no entanto, ele tem um comportamento exemplar a baixas temperaturas, podendo ser utilizado para embalar alimentos congelados como o pão de queijo, ou até mesmo gelo.
Porém, um dos fatores que dificultam o processo de reciclagem dos polímeros é que geralmente eles vêm misturados, e é preciso primeiro realizar a sua separação. Uma das formas de realizar a identificação dos plásticos é por meio da diferença de densidade entre eles.
As moléculas de MVC são submetidas ao processo de polimerização, ou seja, elas se ligam formando uma molécula muito maior (polímero), conhecida como PVC (policloreto de vinila), que é um pó muito fino, de cor branca e totalmente inerte.