A terapia da quelação envolve a administração de agentes chelating para tratar o envenenamento tóxico do metal. Estes agentes chelating ou chelants são usados para remover os metais pesados do corpo nos casos da overdose, do envenenamento ou da acumulação.
Edta dissódico (quelante) é um agente sequestrante que atua em faixa de pH ácido e neutro. Principais Propriedades : Elimina impurezas metálicas e é um potencializador do efeito conservante e antioxidante.
Significado de Quelar verbo transitivo direto [Química] Causar quelação em; converter algo em quelato, composto químico cujas moléculas são compostas por um ou mais íons, fixado a um anel dentro da molécula quelante. [Medicina] Usar agentes quelantes no tratamento de algumas intoxicações.
Características
Ajudam a manter a cor dos cabelos após tingimento; Impedem que cremes antiperspirantes manchem as roupas de amarelo; Previnem a oxidação de vitaminas; Melhoram o poder de limpeza dos limpadores de dentadura; Inibem a formação de amônia proveniente da degradação da ureia.
Os agentes seqüestrantes têm a função de agir no sistema conservante e interferem nos íons responsáveis pela dureza da água, principalmente os íons Cálcio (Ca+2), Magnésio (Mg+2) e Ferro (Fe+3). ... No conservante, o sequestrante também exerce outro papel muito importante, que é o da potencialização.
Substância com a capacidade de fixar iões metálicos, formando um complexo (quelato), solúvel e não tóxico. Os quelantes são utilizados no tratamento de intoxicações por metais.
EDTA (do inglês Ethylenediamine tetraacetic acid) ou ácido etilenodiamino tetra-acético é um composto orgânico que age como agente quelante, formando complexos muito estáveis com diversos íons metálicos.
As reações de complexação são aquelas em que se formam complexos e fazem parte da complexometria. Esta consiste na utilização, em química analítica, de agentes quelantes ou ligandos, em geral orgânicos, que se coordenam com um ião metálico através de dois ou mais átomos doadores eletrónicos.
Os agentes complexantes também são chamados de ionófo- ros, que significa transportadores (foros) de íons. Eles podem ser substâncias orgânicas cíclicas ou acíclicas contendo átomos como oxigênio, nitrogênio, enxofre, etc., que possuem elétrons livres, ou seja, pares eletrônicos não compartilhados.
O agente complexante de maior importância é o EDTA (ácido etilenodiaminotetracético), que forma complexos muito estáveis com vários íons metálicos. ... Como a ação máxima complexante do EDTA é em meio fortemente alcalino, muitas vezes há necessidade de adição de um agente complexante auxiliar nas titulações.
A principal razão pela qual o EDTA é usado tão extensivamente em padronização de cátions metálicos é que a constante de formação para muitos complexos de cátion metálico-EDTA é muito alta, mantendo que o equilíbrio para a reação: M2+ + H4Y → MH2Y + 2H. tenda para a direita.
O EDTA é um ácido que atua como ligante hexadentado, ou seja, pode complexar o íon metálico através de seis posições de coordenação. ... É usado como descolorante para cabelos; pode ser também utilizado na fabricação de pães e derivados na indústria alimentícia.
Constantes de Formação Condicional ou Constante de Formação Efetiva (K ′f ) são constantes de equilíbrio dependente do pH e que se aplicam a um único valor de pH. Praticamente todos os elementos da tabela periódica podem ser analisados com EDTA, seja por titulação direta ou seqüência de reações indiretas.
Para evitar que o pH baixe devido à liberação de H+ do EDTA durante a titulação, o meio deve ser tamponado. Os tampões podem, inclusive, agir como ligantes auxiliares, formando complexos com o metal, evitando a precipitação de hidróxidos insolúveis.