Poeiras metálicas: São provenientes de atividades que envolvam metais, como lixamento de peças, por exemplo. Essas partículas oferecem ao trabalhador doenças do sistema respiratório e, também, febre e calafrios.
Geralmente constituídos por partículas de 0,005 a 2 milímetros de diâmetro, os fumos metálicos são formados a partir de vapores e gases que se desprendem das peças em fusão. Estes vapores e gases, em contato com o oxigênio do ar e após resfriamento e condensação, oxidam rapidamente, formando-os.
Os riscos para exposição a fumos de solda são: Asma. Câncer de pulmão. Dermatite de contato alérgica.
Principais riscos com a solda Câncer dos pulmões, intestinos, fígado. Danos no cérebro. Doenças neurológicas. Capacidade pulmonar reduzida.
Crômio e seus compostos. O crômio tem grande participação nas operações de soldagem de aço inoxidável, isso porque os fumos liberados têm elevada proporção de crômio. A exposição ao crômio pode ser responsável pelo aumento do risco de incidência de câncer de pulmão.
Apesar da solda ser livre de chumbo, ela apresenta uma desvantagem: a temperatura de fusão é mais elevada. Enquanto na solda com chumbo a temperatura é inferior, devido a presença do chumbo. O custo também não é muito agradável, porém apresenta inúmeras vantagens e ajuda a diminuir os problemas de saúde.
A irrigação imediata com água de torneira ou soro fisiológico é o tratamento que pode salvar o olho traumatizado. Irrigue generosamente o olho por 20 minutos, procurando puxar as pálpebras iferior e superior, para lavar bem a conjuntiva embaixo delas (fundo de saco superior e inferior).
Como tratar uma Queimadura de 1º Grau
Um dos melhores remédios caseiros para aliviar a sensação de ardência nos olhos é a lavagem com soro fisiológico, pois além de ser excelente para retirar qualquer cisco que esteja causando a irritação do olho, também não possui nenhum químico adicionando, não causando piora dos sintomas.
As queimaduras químicas graves da cúpula transparente na superfície frontal do olho (córnea), especialmente lesões causadas por álcalis, podem levar a cicatrização, perfuração do olho, infecção e cegueira.
Na maioria dos casos, os olhos devem ser lavados durante 5 minutos; se a exposição dos olhos foi a um ácido, lave-os durante 10 minutos, e se foi a um álcali, durante 20 minutos. Procure seu médico imediatamente após lavar os olhos.
Lavagem em água corrente: se o acidente for com algum composto químico, o ideal é fazer uma lavagem da região dos olhos em água corrente por cerca de 15 minutos; Curativo provisório: em caso de lesão por fragmentos, não se deve tentar retirar o corpo estranho com as próprias mãos.
Olhos: Não friccionar. Remova lentes de contato, se estiver. Lavar com água corrente no mínimo por 15 minutos mantendo as pálpebras afastadas. Encaminhar ao oftalmologista, se a irritação persistir.
EFEITOS POTENCIAIS PARA SAÚDE • Por inalação: Pode causar severa irritação no trato respiratório, náuseas, vertigens e sonolência.
Álcool em gel ou liquido 70 nos olhos, saiba o que fazer! Não perca tempo e coloque rapidamente os olhos abertos em água corrente, pode usar a torneira, por pelo menos 5 minutos. Ligue 193, 192 ou 190 os atendentes podem dar orientações e procure um médico.