Os abscessos são causados por uma obstrução das glândulas sebáceas ou glândulas sudoríparas, inflamação dos folículos pilosos ou pequenas interrupções e perfurações da pele. Micro-organismo podem infectar essas glândulas, o que provoca uma resposta inflamatória do organismo, a fim de matar esses germes.
Uma das opções caseiras para tratar o abscesso é colocar compressa com água morna e limpar a região com sabão neutra. Também pode ser aplicada um cataplasma de ervas no abscesso que tem como objetivo acelerar o processo de cicatrização e diminuir o risco de infecções.
Nebacetin ou Nebaciderme As pomadas Nebacetin ou Nebaciderme têm dois antibióticos na composição, a neomicina e a bacitracina zíncica, e podem ser aplicadas 2 a 5 vezes ao dia, com o auxílio de uma gaze, depois de lavar bem as mãos e a região a tratar. A duração do tratamento deve ser determinada pelo médico.
Na maior parte das vezes, o uso de antibióticos é a primeira medida para o tratamento do abscesso na virilha. Seja o abscesso superficial ou profundo, o pus deve ser retirado. Existem duas possibilidades para esta retirada: drenagem ou cirurgia, esta última realizada em caso de abscessos mais graves.
Em geral, um caroço na virilha é um linfonodo (gânglio linfático) que está aumentado devido a uma inflamação ou infecção próxima ao local. O gânglio também pode aumentar em casos de infecção nos membros inferiores, infecções sexualmente transmissíveis, doenças reumatológicas, alergias ou ainda alguns tipos de câncer.
A espinha na vagina surge quando as glândulas sebáceas da região são obstruídas, resultando na formação de cravos e espinhas. Segundo a Dra. Cíntia Guedes Mendonça, dermatologista, diversos fatores contribuem para a obstrução das glândulas e, por consequência, o aparecimento da espinha vaginal.
Possíveis causas Já a infecção do cisto é mais comum quando existe histórico de relações sexuais desprotegidas, pois há maior risco de transmissão de bactérias como Neisseria gonorrhoeae ou Chlamydia trachomatis, por exemplo, que podem alcançar o cisto e resultar em infecção e inflamação.