O Obi quatro lóbulos, também conhecido como o Obi Iya, é utilizado porque possui dois lóbulos que estão identificado como lóbulos do sexo masculino e dois que são identificados como feminino. ...
Ori, palavra da língua iorubá que significa literalmente cabeça, refere-se a uma intuição espiritual e destino. Ori é o Orixá pessoal, em toda a sua força e grandeza. ... Acredita-se que o Ori e o Odu - signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações na vida.
Você deve cuidar de seu Orí como cuida de seu corpo: com água limpa e cristalina, com boas palavras e bons pensamentos, com coragem, com autoestima, com boas ideias, com a aprendizagem de algo novo, com o movimento do corpo, com generosidade e bom caráter. Orí se importa igualmente com seu corpo.
Nas religiões de matriz africana, a Banha de Orí é usada para fechar o corpo, sendo aplicada no corpo inteiro após os banhos de folhas sagradas, os trabalhos energéticos (Ebó e Bori) e na visita de velórios, hospitais e cemitérios.
A banha de ori é indispensável no que se refere ao culto dos ORISÁS FUNFUNS (divindades do pano branco). Liturgicamente também é utilizada nas iniciações, nos Boris e como bloqueador de energia negativa quando utilizado em alguns chacras.
Ibá de Ori (em iorubá: Igbá Ori) é o assentamento sagrado da cabeça de um indivíduo na cultura nagô-vodum, identificado no jogo do merindilogum pelos odu ossá.
O bori é o rito de dar de comer à cabeça ou ori, entidade sagrada no candomblé, cultuada como lócus da individualidade.
A etapa número 1 consiste em dar o bori: sentado no chão, o abiã é banhado pelo sangue de animais sacrificados na sua frente, geralmente aves. Terminado esse ritual, começa a preparação para o próximo passo, conhecido como orô. O candidato à iniciação é mantido confinado em um quarto por 21 dias.
24 Horas antes da gira devemos fazer o preceito, isto é não podemos fazer sexo, ingerir bebidas alcoólicas, ingerir carne suína, bovina, frango ou qualquer tipo de produto industrializado como bacon, salsicha, presunto etc.