Amor (do latim amore) é uma emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra pessoa ou a uma coisa. O uso do vocábulo, contudo, lhe empresta outros tantos significados, quer comuns, quer conforme a ótica de apreciação, tal como nas religiões, na filosofia e nas ciências humanas.
Amar é estar a vontade, ficar porque te fazem bem e fazer bem porque isso é o mínimo que você deseja. ... Amar é doar-se por completo pra alguém sem medo do que esse alguém possa fazer com você. Amar é aceitar o outro por completo sem tirar nem alterar nada. Amor é aquele tempo que a gente nem tem e mesmo assim doa.
Finalmente entendi o que significa o verdadeiro amor... Amor quer dizer que você se importa mais com a felicidade da outra pessoa do que a sua própria. ... Relacionamento significa algo completo, acabado, fechado. O amor nunca é um relacionamento: amor é relacionar-se - é sempre um rio fluindo, interminável.
O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.
Certamente existe uma relação muito forte entre amor e ódio, pois é fácil entender que o ódio é o sentimento mais próximo do amor que existe, uma vez que só somos capazes de odiar a quem um dia muito amamos, sendo, portanto bem tênue a linha que separa esses dois sentimentos tão conflitantes.
Emoções: entenda quais são os tipos que existem Primárias: são aquelas facilmente perceptíveis pelas pessoas, como o medo e a alegria. Secundárias: não são tão fáceis de notar, como por exemplo, o nervosismo, a culpa ou a vergonha.
Emoções secundárias ou sociais São aquelas aprendidas e integradas a memórias, sendo avaliadas como boas ou ruins. Simpatia, ciúmes, orgulho, vergonha, admiração e culpa são alguns exemplos. As emoções primárias são mais facilmente identificadas.
Proto-emoções também chamadas de emoções primárias são aquelas que são inatas as pessoas e estão ligadas à vida instintiva, à sobrevivência. ... De modo geral, há um consenso de que há 7 emoções primárias universais que são o medo, alegria, raiva, tristeza, surpresa, desprezo, nojo.
Emoção é uma palavra que deriva do termo em latim emotione, cujo significado é mover para fora, promover uma grande agitação que leva algo do interior para a superfície.
A principal função das emoções é estabelecer um determinado estado de informações dentro do corpo que nos permitem ter respostas rápidas em diferentes situações como as de risco, por exemplo.
A função da tristeza é atuar em situações onde o sujeito se encontra impotente ou não pode dar continuidade a nenhuma ação direta para solucionar o que lhe traz sofrimento, como o falecimento de uma pessoa querido.
A emoção é uma reação neural provocada por estímulos psicofisiológicos. A unidade responsável é chamada de sistema límbico que é constituída por neurônios e pelo lobo límbico. A emoção acontece quando o córtex cerebral recebe informações fisiológicas.
O que fazer:
Os 14 Gatilhos da conexão emocional