O que o processo de financeirizaço? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A financeirização envolve a predominância dos mercados e demais instituições financeiras como a forma de definição, gestão e realização da riqueza no capitalismo contemporâneo.
O que seria financeirização do capital?
Portanto, a financeirização do capital tem como função preponderante a intensificação da exploração da força de trabalho, o retorno da rentabilidade e o aumento da taxa de lucros.
Como a financeirização de empresas não financeiras afeta os interesses de acionistas empregados e governos?
Os acionistas, por sua vez, pressionam por retornos mais elevados, o que afeta a gestão das empresas não-financeiras através da imposição da maximização da riqueza do acionista (shareholder value) como o modelo de governança corporativa (GC) mais eficiente.
Como o capital fictício afeta as relações produtivas?
O capital é dito fictício porque perde relação com a produção real em que o valor é gerado e ampliado de forma a reproduzi-lo como valor que se valoriza. ... Uma soma de valor ou dinheiro, uma vez transformada em força de trabalho e meios de produção, dá origem, no processo de produção, a uma mais- valia.
O que é a mundialização financeira?
O processo denominado mundialização do capital pode ser definido como uma reestruturação do capitalismo em novas bases econômicas, Omo meio de recuperar as taxas de acumulação das décadas anteriores.
Quem são os rentistas do Brasil?
O governo federal que assumiu em janeiro 2019 representa uma etapa superior do rentismo no Brasil1. Mais do que em qualquer período histórico político anterior, com a chegada de Jair Bolsonaro à presidência da República o rentismo se apropriou dos aparelhos de Estado no país.
Qual é a principal consequência da financeirização do capital?
Como a financeirização implica em um regime de baixo crescimento, com centralização do capital e desigualdades crescentes, e a agenda de política econômica é orientada para a continuidade desse regime, as consequências são nítidas: elevadas taxas de desemprego, desestruturação de direitos trabalhistas e precarização ...
O que é valorização e financeirização do capital?
Tomar dinheiro emprestado de um banco é uma forma estrutural de valorizar o capital. O capitalista industrial faz isso a fim de investir na produção com o objetivo de lucrar por meio da exploração do trabalho. Com esse lucro, o capitalista industrial paga os juros para o capitalista financeiro.
Quais são os impactos da financeirização das relações trabalhistas?
Bruno e Freire (2007), ao estudarem os impactos da financeirização sobre a ocupação no Brasil verificaram o declínio da taxa de acumulação de capital fixo produtivo, gerando uma baixa demanda por trabalho que é incapaz de reduzir significativamente as taxas de desemprego.
O que é o capital fictício segundo Marx?
Marx associa, também, o capital fictício às ações que se transformam em mercadorias cujo “valor de mercado se determina diversamente do valor nominal, sem que se altere o valor (embora se modifique a valorização do capital efetivo” (Marx, 1972, p. 467)4.
O que é a mundialização financeira de acordo com François Chesnais?
Segundo o autor, na fase de mundialização, "o estilo da acumulação é dado pelas novas formas de centralização de gigantescos capitais financeiros” (CHESNAIS,1996, p. 14). São os fundos (mútuos e de pensão) cujo objetivo fundamental é reproduzir-se no interior da esfera financeira.
O que é rentista social?
Se você recebe alguma renda sem gerar (ou ter gerado) algum tipo de benefício econômico ou social, você é um rentista. O rentista é, então, aquele cara que é “protegido” da competição (geralmente por alguma benesse do Governo).
Quais as consequência que o capitalismo causa para a sociedade?
O capitalismo agrava a desigualdade social. ... O professor deve apresentar os quatro principais fatores que provocam a crise do sistema capitalista, que são: a desigual relação entre capital e trabalho, os problemas ambientais, incremento das desigualdades sociais e a perda de valores humanos.
O que significa capital fictício?
Em outros termos, o capital fictício corresponde ao valor presente de um determinado fluxo de rendimentos futuros, o que torna qualquer fluxo de renda potencialmente capital que se materializa em um título financeiro precificado pelo mercado.
Como funciona o processo em torno do capital fictício?
O capital fictício é necessariamente um ativo negociável ou transferível, ou seja, a circulação do capital fictício pressupõe um mercado secundário no qual se efetiva o processo de capitalização e onde se expressa o valor fictício.
O que é capital portador de juros?
O capital portador de juros constitui-se na forma mais alienada e fetichista do capital por fazer desaparecer as mediações dos processos de produção e circulação, fundamentalmente para os que não têm clareza de que a base material desta forma de capital está na produção de mercadorias, ou seja, no trabalho vivo.
Qual o significado da expressão mundialização financeira?
A mundialização e o economista: É a globalização financeira ou, em outras palavras, a integração dos mercados e das bolsas como conseqüência das políticas de liberalização e do desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação; é também a intensificação dos fluxos de investi- mento e de capital na ...