EQST

O Que O Paramtrio?

O que é o paramétrio?

[ Anatomia ] Cada uma das duas camadas de tecido conjuntivo situadas de cada um dos lados do colo do útero, acima da vagina (ex.: a massa tumoral do colo uterino invade os paramétrios bilateralmente e a cúpula vaginal).

O que é o Paracolpo?

paracolpo, que são tecidos constituídos de espessamentos de fáscia endopélvica, à semelhança do ligamento cardinal e úterossacro, porém mais curtos, pela fáscia vésico-vaginal e septo reto-vaginal.

Onde fica o paramétrio?

A definição anatômica do paramétrio é, de certa forma, controversa na literatura médica. Classicamente seria uma condensação de tecido areolar denso (junto com vasos e nervos) que se estende lateralmente do colo uterino até a parede lateral da pelve, no plano frontal[1].

Como é realizado o tratamento do câncer de colo uterino e quais suas variáveis?

As principais opções de tratamento para o câncer de colo do útero incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia alvo e imunoterapia, que podem ser realizadas isoladamente ou em combinação, dependendo do estágio da doença.

O que é o cérvix?

A cérvice é a parte interior estreitada do útero, tem a forma de um cone e liga o útero a vagina.

É perigoso tirar o útero?

A histerectomia é um procedimento cirúrgico e, como tal, apresenta complicações como hemorragia e infecção, além de riscos relacionados a medicamentos usados na anestesia. Outras possíveis complicações são lesões no intestino, bexiga, ureter e infecção urinária.

Qual a conduta conforme as diretrizes de rastreamento do câncer de colo uterino do Ministério da Saúde?

Diretrizes do rastreamento O método de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil é o exame citopatológico (exame de Papanicolaou), que deve ser oferecido às mulheres ou qualquer pessoa com colo do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual (BRASIL, 2016).

Como se dá a progressão do câncer de colo uterino?

O ápice da incidência do carcinoma invasor se dá entre os 45-55 anos e o do carcinoma “in situ” entre os 25 e 40 anos. Como fatores de risco para o desenvolvimento da doença destacam-se a atividade sexual precoce (menos de 16 anos), múltiplos parceiros sexuais, gravidez em idade jovem.

Qual a importância da cérvix?

A cérvix e o útero são estruturas maleáveis que contém fibras elásticas e músculo. Isso é mais evidente durante o trabalho de parto quando o colo uterino precisa dilatar até dez centímetros de diâmetro para acomodar a passagem do feto para o canal vaginal.

Quais são as funções da cérvix?

Ele preenche a abertura do canal cervical e possui duas funções importantes: facilitar o transporte dos espermatozoides até as tubas uterinas para que a fecundação aconteça e impedir a ascensão das bactérias naturalmente presentes na vagina, evitando, inclusive, que infecções afetem o feto durante a gravidez.

Tem como tirar o útero?

Histerectomia laparoscópica: este procedimento pode ser realizado com a histerectomia vaginal e consiste na remoção do útero através da inserção de instrumentos inseridos através de pequenos cortes no abdômen, enquanto médico realiza o procedimento com a ajuda de uma câmera acoplada a um telescópio.

Como se denomina a parte do ligamento largo associada a tuba uterina?

A borda medial prende-se a uma expansão do ligamento largo do útero que recebe o nome de mesovário, e por isso é denominada de borda mesovárica, enquanto a borda posterior é conhecida por borda livre. A borda mesóvarica representa o hilo do ovário porquanto é por ele que entram e saem os vasos ováricos.