O Método NIOSH foi desenvolvido com o intuito de determinar a carga máxima a ser manuseada e movimentada manualmente numa atividade de trabalho.
como aceitável 32 kg. O National Institute for Occupational Safety and Health – NIOSH, dos Estados Unidos, propôs, na década de 1990, um limite máximo de 23 kg, em condições ideais, podendo ser reduzido significativamente conforme as condições do posto de trabalho na qual a atividade é realizada.
60 kg
As variáveis medidas para determinar o Limite de Peso Recomendado e o Índice de levantamento foram: a distância horizontal (do trabalhador até a peça a ser carregada), o ângulo de rotação do tronco, distancia vertical percorrida, frequência de levantamento, qualidade de pega, altura vertical da carga.
Um qualquer ser humano comum será capaz, numa sessão de treino, de utilizar 65% da “força absoluta”, enquanto um atleta treinado é capaz de elevar esta marca para 85%.
Excesso de peso pode gerar consequências devastadoras para o coração, o fígado e a libido, por exemplo. O coração trabalha dobrado, a respiração é mais difícil e o cansaço não demora a aparecer. Carregar um peso extra não é fácil para o organismo.
Os 10 mandamentos da Ergonomia para levantar e manusear cargas
Como vimos, o planejamento logístico e o uso de materiais adequados são fundamentais para assegurar as condições de saúde e eficiência no transporte de cargas. O uso de pallets plásticos ergonômicos contribui para garantir a boa ergonomia dos trabalhadores e aumentar a segurança, produtividade e eficiência logística.
Informe-se sobre 6 cuidados para cargas pesadas!
Reduz o cansaço do colaborador Nesse sentido, ao criar uma política de saúde e qualidade de vida, a ergonomia também contribui para o aumento da disposição do trabalhador. Isso melhora o rendimento da empresa, diminuindo erros, aumentando a produção e elevando a qualidade dos serviços prestados.
Com a necessidade de se proteger e sobreviver, sem querer, começou a aplicar os princípios de ergonomia ao fazer utensílios de barro para tirar água de cacimbas e cozinhar alimentos, fazer o tacape para se defender ou abater animais. Mas foi na revolução industrial que a ergonomia começou a evoluir.
O que é ergonomia? Na prática, ela é o conjunto de regras e procedimentos que estudam a organização do ambiente de trabalho e as interações entre o homem, as máquinas e equipamentos.
A ergonomia física considera a forma como o colaborador utiliza seu corpo para desenvolver suas tarefas. Quando aplicada, a ergonomia física aprimora as condições de trabalho visando o conforto, a prevenção de acidentes do trabalho, a prevenção de doenças ocupacionais e a eficiência do colaborador.
A ergonomia física estuda os aspectos biomecânicos, anatômicos e fisiológicos, não só levantando os riscos à integridade da musculatura, articulações, movimentos, postura, espinha dorsal e outros, como buscando soluções em caráter preventivo para atenuar ou erradicar esses riscos de desenvolvimento de distúrbios ...