O que o Inepac? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - Inepac, criado em 1975, é o herdeiro direto da Divisão do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Guanabara - DPHA, criada por decreto em 1963 (primeiro órgão de preservação do patrimônio cultural, em nível estadual).
Como descobrir se o imóvel é tombado?
1) Acesse o seguinte endereço: www.prefeitura.sp.gov.br/cit. Depois clique em PESQUISAR. 3) Abrirá uma tela apontando as Resoluções municipais e estaduais a que seu imóvel está sujeito, além de dizer se é tombado, se está em área envoltória etc. Imprima essa tela e anote os números das Resoluções.
Como descobrir se a casa é tombada no Rio de Janeiro?
- Como saber se um imóvel é tombado? Entre em contato com a SUBPC através do telefone 2555-8448 e faça a sua consulta.
O que é patrimônio histórico estadual?
De acordo com o Decreto, o Patrimônio Cultural é definido como um conjunto de bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação é de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
Porque o Cristo Redentor é um patrimônio cultural?
Tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1973, justamente pela importância na composição da paisagem carioca, tanto física quanto cultural, o Corcovado, que ostenta a emblemática estátua do Cristo Redentor – o maior cartão postal do município – e o Complexo do Pão de Açúcar, ...
O que é um bem tombado?
O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal.
Quais são os Patrimônios imateriais de Pernambuco?
A Feira de Caruaru (2006) e o frevo (2007), já estão registrados como patrimônio imaterial de Pernambuco pelo IPHAN. Encontra-se em processo de registro o caboclinho, o cavalo-marinho, o maracatu nação e o maracatu rural.
Qual o patrimônio histórico do Rio de Janeiro?
São eles o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e famosa praia de Copacabana, além da entrada da Baía de Guanabara. Os bens cariocas incluem o forte e o morro do Leme, o forte de Copacabana e o Arpoador, o Parque do Flamengo e a enseada de Botafogo.
Quais são os órgãos que cuidam do Patrimônio Histórico?
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Quais são os órgãos de proteção ao Patrimônio Histórico?
O órgão federal é o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No caso do Estado de São Paulo, o órgão é o CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).
Que tipo de património e o Cristo Redentor?
Em 30 de setembro de 2008, a estátua do Cristo Redentor foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por sua importância histórica.
Que tipo de patrimônio cultural e o Cristo Redentor?
patrimônio cultural material brasileiro
A estátua do Cristo Redentor, localizado no Rio de Janeiro, foi tombada em 2008 como patrimônio cultural material brasileiro.
Como saber se um imóvel é patrimônio histórico?
Consultar Banco de Dados de Bens Culturais Tombados
Efetuar cadastro na plataforma Brasil Cidadão. O cidadão interessado no serviço deve possuir uma conta de acesso cadastrada na Plataforma Brasil Cidadão. ...
Acessar o SICG. Para obter as informações o usuário deve acessar o Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG).
31 de jul. de 2019
O que acontece quando um imóvel é tombado?
O tombamento significa um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.
O que é monumento tombado?
O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal.