Marconi e Lakatos (2003) definem que o método científico é dividido em quatro etapas, sendo elas: a) A observação que é a etapa em que há execução dos questionamentos sobre o fato observado, a formulação de uma hipótese que é uma possível explicação para o problema em questão; b) A experimentação, onde o pesquisador ...
Os cientistas utilizam o método científico há anos para realizar pesquisas. Mas não é preciso ser um cientista para usá-lo. Trata-se de um processo de pesquisa que segue uma determinada sequência de etapas. São elas: observação, problematização, formulação da hipótese, experimentação e teoria.
O surgimento do método científico remonta ao século 12, o período do Renascimento. Publicou, em 1621, uma nova abordagem na investigação científica que pregava o raciocínio indutivo, com o título de “Novum Organum Scientiarum“. ...
Galileu Galilei
Geralmente o método científico engloba algumas etapas como: a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, por fim, a conclusão.
A primeira etapa do estudo científico é a OBSERVAÇÃO. É através desta fase inaugural que um fenômeno ou coisa é observado, e o pesquisador vai identificar as suas fases de realização ou criação.
Método científico é o conjunto das normas básicas que devem ser seguidas para a produção de conhecimentos que têm o rigor da ciência, ou seja, é um método usado para a pesquisa e comprovação de um determinado conteúdo.
O senso comum é um tipo de conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição, que não foi testado metodicamente. O senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado, verificado ou metodicamente analisado.
O Senso Comum é a soma dos saberes do cotidiano e é formado a partir de hábitos, crenças, preconceitos e tradições. Na filosofia, o termo é utilizado para explicar as interpretações feitas pelos indivíduos à realidade que os cercam sem estudos prévios ou provas científicas.
Senso comum é a primeira forma de conhecimento praticada pelo homem, desde o instante em que passou a viver em grupos. Trata-se de característica comum às sociedades humanas e apenas a essa espécie, que não depende apenas de seu instinto para sobreviver.
Fugir do senso comum seriam todas as formas reflexivas, que podem ser tanto a filosofia, as ciências ou as artes, que questionam ou revisam alguns destes valores socialmente postos.
A Sociologia pode nos proporcionar uma visão de mundo ampla e ajuda a entender que nosso “mundo social” não é único. O que existe, na verdade, é um universo social que é construído socialmente e por meio da Sociologia, temos a possibilidade de conhecer, compreender e aprender a respeitar as diferenças.