Mesa de operações da Clear, compra e vende ações sem o consentimento do cliente.
A mesa de operações é o local onde profissionais trabalham diariamente negociando ativos no mercado financeiro. É nas mesas de operações onde ocorrem as transações de compra e venda com ações, títulos de renda fixa, derivativos, commodities e moedas.
Através da mesa de operações é possível negociar tanto ativos listados (Ações, Opções, Futuros, Commodities), como não listados (COE, Swaps, NDF, Opções Flexíveis, Produtos Estruturados) na bolsa de valores brasileira, a B3.
1 Saldo em conta: Saldo em D0 (já liquidado). 2 Saldo projetado (D1 e D2): Simboliza o dia em que o saldo entrará/sairá da conta. 3 Saldo final: Saldo projetado, contando os débitos e créditos provisionados em conta.
As siglas “D+0, D+1, D+2” indicam o tempo para que uma transação financeira seja efetuada. ... O termo é uma abreviação para “Dia Atual + X”. O dia atual é a data em que a solicitação é feita, e X é o número de dias úteis até ela ser completada.
D+1 é uma sigla que indica uma data relacionada a algum trâmite financeiro, como por exemplo, o prazo de alguma compensação bancária (como a compensação de um cheque, o crédito de um DOC, ou quando você poderá sacar o dinheiro de uma aplicação, por exemplo).
O chamado D+ (que pode ser D+0, D+1, D+30 e por aí vai) nada mais é que o dia útil em que um pedido de aplicação ou resgate foi realizado. A partir dessa data, conta-se o número de dias úteis ou corridos. Um erro comum – e que pode trazer dor de cabeça – é investir em um fundo sem saber qual o prazo de resgate.
O resgate de fundo de investimento funciona da seguinte maneira:
Fundos de Longo Prazo
No caso de um fundo de investimento, o principal risco é aquele inerente aos ativos que compõem a carteira. Porém, há três riscos principais aos quais o investidor está invariavelmente sujeito: o risco de mercado, o risco de crédito e o risco de liquidez.
3. Fundos Multimercados