Mar Territorial: é a faixa de mar que se estende até 12 milhas náuticas (22 km), contadas a partir do litoral, que é considerada como parte do território do país costeiro. ... É a partir do limite do mar territorial (ou águas territoriais) que são contadas as 200 milhas de extensão da Zona Econômica Exclusiva.
A ampliação do mar territorial brasileiro, de doze para duzentas milhas marítimas, foi um ato que visou resguardar interesses do país e que, em determinado momento da política externa brasileira, foi importante como afirmação da soberania e vontade nacionais.
Mar territorial, é uma faixa de águas costeiras que alcança 12 milhas náuticas (22 quilômetros) a partir do litoral de um Estado/País. Esta faixa é considerada parte do território soberano daquele Estado (excetuados os acordos com Estados vizinhos cujas costas distem menos de 24 milhas náuticas (44 quilômetros).
A par das riquezas estratégicas à sobrevivência das nações, 95% do comércio internacional se realiza através do transporte marítimo. Atente-se, ainda, para o turismo marítimo, a navegação de cabotagem, os esportes náuticos e a exploração de petróleo e gás.
Na área da Amazônia Azul estão as reservas do pré-sal e dele se retira cerca de 85% do petróleo, 75% do gás natural e 45% do pescado produzido no país. Via rotas marítimas são escoados mais de 95% do comércio exterior brasileiro. Nessa área existem recursos naturais e uma rica biodiversidade ainda inexplorados.
Essa região sobre a qual o Brasil exerce soberania tem um enorme potencial de recurso, tais como biodiversidade, recursos minerais, recursos energéticos e recursos não extrativos, alguns já em exploração.
Além da rica biodiversidade, a chamada Amazônia Azul tem uma importância econômica estratégica para o país. ... Noventa e cinco porcento das transações nacionais com outros países ocorrem por via marítima.
Conheça o conceito e sua importância. A Amazônia Azul é um território marítimo brasileiro, rico em biodiversidade e recursos naturais. É um mundo submarino que tem reservas de pedras preciosas, petróleo e muitos ecossistemas, formado por 4,5 milhões de quilômetros quadrados.
Amazônia Azul é a denominação do território marítimo brasileiro, que possui hoje aproximadamente de 3,6 milhões de km² referentes à soma da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) com a Plataforma Continental (PC) do Brasil.
Resposta. Na prática não existe diferença.Um espaço tão grande e tão rico em recursos naturais quanto a Amazônia, só que em lugar do verde da floresta o que se destaca é o azul do mar . ... A Amazônia Azul é formada pela soma do Mar territorial, da Zona Econômica Exclusiva e da Plataforma Continental.
Amazônia Azul ou Território Marítimo brasileiro é a zona econômica exclusiva (ZEE) do Brasil, cuja área corresponde a aproximadamente 3,6 milhões de quilômetros quadrados --- equivalente à superfície da Floresta Amazônica.
Resposta: A semelhança se vê na enorme biodiversidade de plantas e animais. Explicação: A Amazônia verde representa a parte terrestre e a Amazônia azul representa a parte aquática e ambas têm uma fauna e flora muito rica.
Resposta. uanto à economia, a Amazônia Azul tem capital importância porque por ela circula mais de 95% do comércio exterior brasileiro, o que de janeiro à outubro de 2005 representou cerca de US$ 160 bilhões.
Para este estudo, entende-se como Amazônia Verde esta vasta região, com abundância de recursos, sendo potencialmente uma região de cobiça por interesses diversos e difusos de toda ordem.
A Zona Econômica Exclusiva brasileira é uma área oceânica aproximada de 3,6 milhões de km², os quais, somados aos cerca de 900mil km² de extensão que o Brasil reivindica junto à Organização das Nações Unidas (ONU), perfazem um total aproximado de 4,5 milhões de km².
Amazônia azul é uma área marinha ou oceânica que pertence ao território do Brasil que está encontrada nas margens do oceano atlântico. As regiões brasileiras que estão banhadas por esse mar são: norte, nordeste, sudeste e sul. Espero ter ajudado!
16 de novembro
São 26 estados e o Distrito Federal, que funciona como a capital do país. A atual divisão político-administrativa brasileira é de 1988.
A Amazônia Legal inclui os estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre, Tocantins, Mato Grosso e parte significativa do Maranhão. ... Além da Floresta Amazônica, a Amazônia Legal engloba 37% do Bioma Cerrado, 40% do Bioma Pantanal e pequenos trechos de formações vegetais variadas.
Todo o estado do Mato Grosso passa a fazer parte da Amazônia legal. Com a Constituição Federal de 5 de outubro de 1988, foi criado o estado do Tocantins e os territórios federais de Roraima e do Amapá são transformados em estados federados (disposições transitórias, artigos 13 e 14).