O que IOF na conta corrente Ita? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A cobrança de IOF – Imposto sobre Operações Financeiras – pode ocorrer na conta-corrente por diversos motivos, mas o principal está relacionado ao uso de limite de crédito especial. O tributo é cobrado pelo Governo Federal em operações financeiras como empréstimo, cheque especial e até em compras no exterior.
O que é IOF no extrato?
A sigla IOF vem das palavras Imposto sobre Operações Financeiras, tal como o nome já sugere, trata-se de um tributo cobrado sobre as operações financeiras, geralmente quando o cliente faz um empréstimo ou utiliza uma linha de crédito da instituição.
O que é IOF Santander?
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é debitado automaticamente, na conta corrente, no primeiro dia útil do mês seguinte ao do uso do limite, com a alíquota de 0,0082% ao dia, e IOF adicional no valor de 0,38% sobre o incremento diário do saldo devedor, de acordo com o decreto 8.392 de 20/01/2015.
Qual é o fato gerador do IOF?
O fato gerador do IOF é a entrega do montante ou do valor que constitua o objeto da obrigação, ou sua colocação à disposição do interessado. Contribuintes do IOF são as pessoas físicas ou jurídicas tomadoras de crédito.
Quem é responsável pelo recolhimento do IOF?
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas ao efetuarem operações de crédito, câmbio, seguro ou operações de títulos e valores mobiliários.