EQST

O Que Gamocarpelar?

O que é Gamocarpelar?

Significado de Gamocarpelar adjetivo [Botânica] Diz-se de carpelos que são soldados. Etimologia (origem da palavra gamocarpelar). Gamo + carpelar.

O que é o cálice e a corola?

O cálice e a corola formam juntos o perianto. A corola é o conjunto de pétalas de uma flor, ao passo que o cálice é o conjunto de sépalas (Figura 1). Ambas são folhas modificadas que têm função de proteção.

Como se chama o conjunto formado pelo cálice e corola?

Pétalas são estruturas geralmente coloridas e delicadas e se localizam internamente às sépalas. O conjunto de pétalas forma a corola. O conjunto formado pelos dois verticilos florais mais externos, o cálice e a corola, é denominado perianto (do grego Peri, em torno, e anthos, flor).

Qual a função do Corola da flor?

Está associada à proteção do androceu e do gineceu e à atração e seleção dos polinizadores. O conceito pode ser definido de forma mais sintética e simplista como o conjunto de folhas modificadas de uma flor (pétalas).

O que são peças florais?

Essas peças florais são folhas modificadas que estão especializadas nas funções de reprodução e de proteção. De fora para dentro de uma flor típica de angiosperma podem ser encontradas peças estéreis, com função de proteção, e que são compostas por sépalas e pétalas.

O que é uma flor Zigomorfa?

Zigomorfa (zigo = par; morfos = forma) flor com simetria bilateral, que pode ser dividida unicamente em duas partes iguais como, por exemplo, as orquídeas.

O que é a parte feminina da flor?

Gineceu

O que é uma pessoa Corola?

substantivo feminino [Botânica] Verticilo das flores composto pelas pétalas, situado à volta dos estames e do pistilo. Etimologia (origem da palavra corola). Do latim corolla.

O que é o receptáculo de uma flor?

Receptáculo floral: Porção dilatada do pedúnculo que serve de sustentação e suporte para os verticilos florais.

O que é um receptáculo?

Significado de Receptáculo substantivo masculino Lugar em que se recolhem coisas de várias procedências; recipiente.

Qual a diferença entre uma flor solitária é uma inflorescência?

Uma inflorescência é um grupo ou grupo de flores dispostas em um caule que é composto de um ramo principal ou um arranjo complicado de ramos. ... Uma flor que não faz parte de uma inflorescência é chamada de flor solitária e seu pedúnculo é também chamado de pedúnculo.

O que é inflorescência exemplos?

As inflorescências podem ser definidas como um sistema de ramos que possuem flores dispostas de maneira variada. ... Racemo: Flores presentes em pedicelos que saem de diferentes níveis do eixo principal e atingem diferentes alturas. Exemplo: chuva-de-ouro.

O que é Espigueta?

Significado de Espigueta feminino Cada uma das espigas parciaes, que constituem uma espiga composta. Etimologia (origem da palavra espigueta). De espiga.

Que possui haste que sustenta uma inflorescência?

Pedicelo: eixo de sustentação de cada flor da inflorescência. Flores sem pedicelo são chamadas de flores sésseis. Pedúnculo: eixo que sustenta cada flor solitária ou toda a inflorescência.

Quais os tipos de inflorescência das gramíneas?

2) Panículas Tipo de cacho em que o eixo da inflorescência é ramificado (cacho composto), apresentando uma forma cônica ou piramidal (ex. inflorescência da aveia). 3) Racemos ou cachos as flores inseridas num eixo ou ráquis não ramificado . Na sua grande maioria, os frutos das gramíneas são cariopses.

Qual é a base que sustenta todos os elementos florais?

Resposta. É o Receptáculo Floral que sustenta todos os elementos florais.

Como é feito o processo de polinização?

A polinização é o processo em que o grão de pólen é levado até a região onde está o gameta feminino da planta. Nas angiospermas, podemos definir como a transferência do grão de pólen da parte masculina de uma flor para a parte feminina, ou seja, da antera até o estigma.

Como é feita a polinização pelas abelhas?

E como as abelhas fazem a polinização? Ao pousar de flor em flor, elas usam os muitos pelos que possuem em seu corpo para coletar o seu pólen, o qual elas transportam depois para outras flores. Isso torna esses insetos importantes polinizadores.

O que é o processo de polinização e como ele ocorre nas gimnospermas?

Polinização: Nas gimnospermas, a polinização é, basicamente, realizada pelo vento. ... As plantas que possuem polinização anemófila geralmente produzem uma enorme quantidade de pólen. Isto ocorre, pois, este tipo de polinização é errante, não dirigida e, dessa maneira, perdem-se muitos grãos de pólen no ambiente.

O que é polinização e quais os tipos?

A polinização é a transferência do pólen que fica na antera, ou parte masculina da flor, para a estigma, que é a parte feminina. Pode haver a autopolinização, bem como a polinização indireta ou cruzada. Muito embora neste última haja a necessidade de um agente polinização para que o processo ocorra.

Quais são os tipos de polinização que existem?

Os tipos gerais de polinização são os seguintes:

  • Anemofilia: através do vento;
  • Entomofilia: Termo geral para todos os meios de polinização através de insetos, como exemplo a polinização efetuada por moscas ou a Melitofilia;
  • Cantarofilia: com auxílio de besouros;
  • Falenofilia: através de mariposas;

O que é polinização e quais são os seus agentes?

O objetivo principal de qualquer flor é atrair o agente polinizador, para garantir a perpetuação de espécie pela polinização. Os agentes polinizadores geralmente são insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) e morcegos (quiropterofilia).

Quais são as síndromes de polinização existentes?

Foram consideradas as seguintes síndromes de polinização: anemofilia (vento), cantarofilia (besouros), falenofilia (mariposas), melitofilia (abelhas), miiofilia (moscas), ornitofilia (pássaros), psicofilia (borboletas), quiropterofilia (morcegos) e não especializadas (polinizadores não especializados: pequenos insetos, ...

Quais são os tipos de polinização das angiospermas?

Como acontece a polinização?

  • A polinização pode ocorrer de forma direta, em um processo chamado de autopolinização. ...
  • A polinização também pode ocorrer de forma indireta ou cruzada. ...
  • Os agentes polinizadores podem ser componentes bióticos ou abióticos. ...
  • Anemofilia: Quando a polinização ocorre através do vento.

O que é Síndrome da polinização e dispersão?

A síndrome de polinização ou síndrome floral é um conjunto de características morfológicas de diferentes tipos de flores, naturalmente selecionadas e coevoluídas com diferentes vetores de polinização, podendo ser abióticos (vento e água) ou bióticos, como pássaros, abelhas, borboletas e assim por diante.

O que é síndrome de dispersão de sementes?

RESUMO – Síndrome de dispersão é o conjunto de características morfológicas, químicas e nutricionais presentes nas unidades de dispersão das plantas que favorecem a ação de determinados agentes dispersores, tais como a água, o vento e animais.