EQST

O Que Foi A Srie Bichos De Lygia Clark?

O que foi a série Bichos de Lygia Clark?

Lygia Pimentel Lins (1920 - 1998), mineira, foi pintora e escultora. Realizou obras participacionais como a série Bichos, de 1960 a 1964, construções metálicas geométricas que se articulam por meio de dobradiças e requerem a participação do público. ...

Qual a obra mais importante de Lygia Clark?

1. Bichos (1960) Lygia Clark inicia em 1960 uma série de obras intitulada Bichos. Esses são, talvez, os trabalhos mais conhecidos da artista, homenageada com o prêmio de melhor escultura nacional na VI Bienal de São Paulo.

Quais as características das obras de Lygia Clark?

- Trabalhou, em suas obras, com as relações espaciais do plano. - Elaborou obras com papel, placas de metal e de madeira. - Fez obras inovadoras e dinâmicas, estimulando a participação dos espectadores (obras interativas). - Trabalhos ligados a percepção corporal.

Qual era a arte de Lygia Clark?

Entre 1954 e 1957 desenvolveu uma pintura construtivista, com o uso do branco e do preto, com tinta industrial. Mudou a natureza e o sentido dos quadros, estendendo a cor até à moldura, anulando-a ou até mesmo trazendo ela para dentro do quadro. É o que a artista denominou de “Linha Orgânica”.

Qual a característica da obra Bichos?

Os Bichos. As obrasBichos” de Lygia Clark, como feitas com metal unidas com dobradiças, fazendo com que as obras fiquem volumosas, dessa forma, Clark forma os bichos. São seres constituídos de várias formas de movimentos, estruturadas através da linha orgânica, que aparece como colunas vertebradas.

Quem foi a artista Lygia Clark?

Lygia Clark foi uma artista brasileira nascida em Belo Horizonte em 1920, mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1947, iniciou seu aprendizado artístico com Burle Marx (1909-1994). Entre 1950 e 1952 passou a viver em Paris, onde estudou com Fernand Léger (1881-1955), Arpad Szenes (1897-1985) e Isaac Dobrinsky (1891-1973).

Qual foi a obra que mais impactou da artista Lygia Clark e porquê?

Dos casulos nascem a famosa série Bichos. Essas obras saíram da parede e invadiram o espaço. ... Com os Bichos, Lygia se torna a pioneira da arte participativa, e em 1961, ganha o prêmio de melhor escultura nacional na VI Bienal de São Paulo. Com essa série, a artista inicia o processo de viver a arte ao invés de fazê-la.

Quais materiais Lygia Clark usava em suas obras?

Lygia Clark chegou à matéria mole: deixou de lado a matéria dura (a madeira), passou pelo metal flexível dos “Bichos” e chegou à borracha na “Obra Mole, 1964”. A transferência de poder, do artista para o propositor, tem um novo limite em “Caminhando, 1963”.

Qual o estilo de Lygia Clark?

Arte contemporânea Neoconcretismo Lygia Clark/Períodos

Como deveria ser a arte para a artista Lygia Clark?

A poética de Lygia Clark caminha no sentido da não representação e da superação do suporte. Propõe a desmistificação da arte e do artista e a desalienação do espectador, que finalmente compartilha a criação da obra.

Em que ano Lygia Clark morreu?

25 de abril de 1988 Lygia Clark/Data de falecimento

Quais são as características das obras de Lygia Clark nas artes visuais?

A poética de Lygia Clark caminha no sentido da não representação e da superação do suporte. Propõe a desmistificação da arte e do artista e a desalienação do espectador, que finalmente compartilha a criação da obra.

Onde nasceu a artista plástica Lygia Clark?

Belo Horizonte, Minas Gerais Lygia Clark/Local de nascimento

Onde e quando nasceu a artista Lygia Clark?

Lygia Clark (1920-1988) nasceu em Belo Horizonte (MG) e iniciou seus estudos artísticos com Roberto Burle Marx em 1947, no Rio de Janeiro, quando já tinha 27 anos.

Quais as influências da arte de Lygia Clark?

Os artistas desse grupo pensavam a arte como um espaço em que a emoção deveria, necessariamente, emergir. Lygia Clark trabalhou intensamente de acordo com os princípios do concretismo, mas não se acomodou. Ela passou a elaborar os postulados concretistas a partir de suas próprias inquietações.

Qual é a importância de um artista propositor?

O artista passa a ser o agente propositor, criativo/criador, convidando o espectador, não mais como agente observador, mas sim aquele que passará a incorporar a obra através de sua participação, tocando ou manipulando-a a sua maneira, sem restrições.

Como se chamava a série que Lygia Clark criou em que o público podia manusear e criar a sua própria escultura?

Essas obras possibilitaram a criação da série “Bichos”, sendo que as formas das esculturas eram simples e geométricas onde cada parte eram aproximadas com dobradiças, criando a ideia de linha orgânica.

Quais as contribuições de Lygia Clark para a arte contemporânea brasileira?

A partir daí são apresentados vários momentos-chave em seu percurso, como a passagem do estudo do movimento centrífugo das escadas para a construção geométrica e abstrata da forma; a intensa e rápida participação em movimentos como o Grupo Frente e o Movimento Neoconcreto; a descoberta da linha orgânica, em meados dos ...

Onde nasceu Lygia Clark?

Belo Horizonte, Minas Gerais Lygia Clark/Local de nascimento