O Tento Quando Forem Dadas 4 Cartas: Se quem recebeu 4 cartas foi um dos adversários do embaralhador, poderá pedir o tento logo que começar o jogo e levará 1 ponto. Poderá ainda pedir truco antes de jogar sua 1ª carta à mesa, se o truco for aceito, basta apenas mostrar as 4 cartas e levar 3 pontos.
O Jogo. Para jogar uma mão, cada jogador recebe 3 cartas. No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho para cima (a “vira”), definindo-se as Manilhas. Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada.
Cada jogador recebe três cartas, e um jogador começa deixando na mesa sua carta de maior valor. O jogador seguinte precisa jogar uma carta de mesmo naipe que a anterior, se ele não tiver na mão, tem que comprar do monte, e assim por diante. O jogador que deixar a carta de maior valor pode começar a próxima rodada.
Para desenvolvimento do jogo adaptou-se as regras do jogo de dorminhoco convencional. Ao invés da trinca tradicional do dorminhoco, cada jogador recebe 4 cartas e um sorteado recebe 5 (4+carta coringa). O número de jogadores é 4.
Separa-se de um baralho normal, uma trinca de cartas cada do mesmo naipe para jogador. Ou seja, se forem 4 os jogadores, separa-se 4 trincas. Se forem 5, cinco trincas, e assim por diante. Deve-se separar também um coringa que pode ser o joker ou qualquer outra carta do baralho.
52 cartas
Descrição. O jogo Pife é jogado com dois a oito participantes, que jogam de forma individual. Baralhos - dois tradicionais de 52 cartas, sendo que as cartas dos curingas (Jokers) não são utilizados.
Regras. No Truco Paulista são realizadas partidas corridas de 12 tentos (pontos) com manilhas variáveis. É utilizado um baralho com 40 cartas (sem os 8, 9 e 10, as 52 cartas do baralho francês). Em cada mão são distribuídas três cartas para cada jogador.
Um baralho de 52 cartas tem 4 símbolos ( Espadas, Copas, Ouros e Paus) diferentes. Cada um desses símbolos representa um naipe. Cada naipe possui 13 cartas (A,K,Q,J,10,9,8,7,6,5,4,3,3) que se repetem e portanto existem 4 Áses, 4 Reis, 4 Damas, 4 Valetes, etc.
Você sabe o motivo do baralho ter 52 cartas? Cada carta representa uma semana do ano! Sim, temos 52 semanas durante o ano!
O principal baralho de 52 cartas, em uso atualmente, inclui 13 cartas de cada um dos quatro naipes franceses, paus (♣), ouros (♦), copas (♥) e espadas (♠), com cartas de figuras.
Em latim, o Ás significa um e o nome foi mantido dessa forma. Nosso baralho inicia no Ás, depois o dois e segue em diante. Outras curiosidades: as cartas reais representam o rei, a rainha e o valete (servo real).
Há o Baralho de quarenta cartas, em que o valete é maior do que a dama, e o de 52 cartas, que é o tipo mais comum. ... Pois fique sabendo que quaisquer sejam as cartas tiradas, você acertou, pois o baralho surgiu com formas diferentes, em diferentes épocas e culturas.
Ele representa ajuda, mudança na sorte, quebra de tabus, alegria, surpresas agradáveis. Em seu aspecto negativo, a carta pode significar a posição de uma pessoa realmente tola, imatura e que não tem sabedoria.
Algumas pessoas jogam com o coringa sendo uma carta sorteada (puxa-se a primeira carta do baralho e se tem outros 7 coringas daquele valor). O objetivo da mão é bater, isso é, ficar sem cartas na mão. Para fazer isso, as seguintes jogadas são possíveis: Baixar uma sequência de 3 cartas (ou mais) do mesmo naipe.