Kefir talhado Se o seu kefir talhou, antes de jogar fora experimente mudar as quantidades, recomenda-se 1 colher (sopa) de grãos de kefir para cada meio litro de água. Outra dica valiosa é prestar atenção ao tempo de fermentação, em lugares de clima quente elas costuma acontecer mais rápido.
É só colocar o leite fermentado (depois de retirar os grãos) em um coardo de papel (filtro de café) ou de pano e deixar dessorando dentro da geladeira. Aí, dependendo do tempo que você deixar dessorando você vai obter versões diferentes. Em 8 horas você vai ter o grego de kefir, um iogurte mais denso.
A coalhada é feita pelo processo de fermentação do leite, deixado em repouso para ganhar mais consistência – quanto maior o tempo de repouso, mais consistente fica -, e é possível servi-la de diferentes formas: como sobremesa, com mel e frutas, como antepasto, temperada com ervas ou azeite e outros.
Quando elaborada a partir do leite desnatado, por exemplo, a coalhada chega a ser seis vezes mais digerível que o leite comum in natura”, garante a especialista. Como consumir: A coalhada, apesar de fazer muito bem para a saúde em diversos aspectos, é grande fonte de energia, por isso deve ser consumida com moderação.
Benefícios da Coalhada
Coalhada - É feita de um leite fervido adicionado coalho. É mais azeda e tem muito mais nutrientes que o iogurte, mais cálcio. É mais nutritiva que o iogurte.
A coalhada é o resultado da coagulação do leite, enquanto o iogurte é produzido pela inserção de microorganismos no líquido, os probióticos.
O Diabético pode e deve consumir o iogurte natural. ele é uma ótima fonte de cálcio e de probióticos que são bactérias benéficas ao intestino. Se estiver acima do peso dê preferência ao iogurte natural desnatado. Com toda certeza!
No soro do leite tem também lactose que é o açúcar do leite o que o torna um excelente reidratante durante o treino, indicado para quem não é intolerante à lactose. É possível fabricar e usar o soro do leite em casa, acrescentando-o em receitas de pães, panquecas, biscoitos, sopas e vitaminas.
Essas mulheres são 20 vezes mais suscetível a listeria e a listeriose, o que pode causar aborto, morte fetal e meningite", enumera a obstetra Silvia Herrera, coordenadora em medicina fetal do SalomãoZoppi Diagnósticos. Entre esses itens arriscados, estão os tipos brie, camembert, frescal e coalhada.
Sua coalhada pode ser guardada na geladeira por 7 dias. Se quiser conservá-la por mais tempo, cubra-a com azeite (importante: o azeite costuma endurecer um pouco na geladeira, mas depois ele volta ao estado líquido normalmente).
A forma mais fácil de fazer isso é colocar a coalhada em filtro de café e deixar que o soro pingue em um pote ou caneca. Depois disso, coloco em potes individuais para guardar na geladeira (assim ocupam menos espaço). Mantenha os potes sempre refrigerados e consuma em até 5 ou 6 dias.
Quanto mais tempo deixar mais seca ficará sua Coalhada. Aqui já retirei da geladeira e está pronta para usar. ... Na geladeira pode consumir em até no máximo 1 semana. Ou pode congelar por até 45 dias.
A coalhada seca pode ser congelada por até 45 dias. Recomendamos o consumo em até uma semana na geladeira. Quanto tempo de cura? É a gosto, quanto mais tempo de cura (escorrendo o soro) mais acida e seca a coalhada ficará.
Quando já está começando a estragar ou já estragou, você pode perceber que vai formar uma espécie de coalhada, você consegue enxergar que a textura está talhada. Além disso, outro indício é que o leite fica mais aguado, com uma espécie de líquido transparente por cima.
Feche o recipiente de vidro, coloque dentro de um isopor e deixe por 8 a 10 horas. Certifique-se de que ninguém vai mexer no isopor antes das 8 a 10h. Se movimentar, a coalhada desanda. Retire do isopor e leve a geladeira.
"Quando o leite coalha, levamos para a geladeira para impedir a segunda fermentação", diz Sérgio. Segundo ele, isso evita que a coalhada fique ácida.
Diminua o tempo de fermentação Se o kefir que você está produzindo estiver muito ácido para o seu paladar, experimente reduzir o tempo de fermentação. O tempo mínimo de atuação para obter o líquido é de 8 horas. Caso você esteja acostumado deixar por 48 horas, tente coar após 24 horas.
Para 500 ml de iogurte de kefir já coado acrescente 1 pontinha de uma colher de café de bicarbonato de sódio, misture bem. Irá formar uma espuma então faça isso dentro de uma jarra grande, espere abaixar e já pode ser consumido.
Colocar o coalho sobre uma peneira com um pano. Espremer essa massa para escorrer bem o soro. Em seguida, a coalhada é levada novamente ao fogo para cozinhar um pouco mais, e também para tirar a acidez.
Temperaturas acima de 14-15°C ou abaixo de 7-8°C podem estimular a atividade proteolítica das enzimas do coalho, ou ainda, inibir a atividade peptidolítica das enzimas bacterianas.
Quanto mais longo o período de fermentação, mais ácido será o sabor do iogurte. Nesta fase, as bactérias se alimentam da lactose do leite e produzem ácido láctico, que irá deixar o leite ácido – e azedo. O ambiente ácido faz com que as proteínas do leite se juntem e gelatinizem.
Ou seja, coloque o dedo mindinho dentro (obviamente com as mãos bem limpas) e conte até 10. Se conseguir ficar os 10 segundos sem sentir desconforto está no ponto. Misture o iogurte natural com um pouco de leite morno, assim quando você adicioná-lo ao restante do leite morno ele não vai empelotar.
Para retirar o soro utilize um recipiente fundo, uma peneira, um saquinho ou uma toalhinha de algodão fino, bem limpinhos e somente para esse uso. Coloque a peneira sobre o recipiente, com o saquinho ou a toalha por cima, despeje o iogurte e cubra. Leve à geladeira por mais ou menos 3 horas.
O soro de iogurte, também conhecido por whey, é utilizado para deixar grãos de molho, junto com muita água, a fim de neutralizar fitatos e torná-los de mais fácil digestão. O soro também é utilizado para o preparo de bebidas naturalmente isotônicas, como o "Gatorade Caseiro" ou a "Limonada Lactofermentada".…
7 dias
Tem que dar uma distância para que o soro não encoste de volta no fundo do coador. Depois eu cubro tudo com uma sacola plástica de alimentos antes de levar à geladeira. Dica 3: Achei que fica bem melhor se, depois de coar os grãos, você fizer uma segunda fermentação, mas isso, continue lendo!