O que fazer para parar distonia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A distonia não tem cura, mas os espasmos musculares podem ser controlados com o tratamento, que pode ser feito com injeções de toxina botulínica, conhecida como botox, remédios, fisioterapia ou cirurgia.
O que significa distonia muscular?
A distonia é um distúrbio neurológico dos movimentos caracterizado por contrações involuntárias dos músculos. Estas contrações compelem certas partes do corpo a executar movimentos repetitivos de torção ou a permanecerem em posições dolorosas.
Quais são os tipos de distonia?
São elas:
Distonia focal: acomete apenas uma região do corpo, como os olhos, o pescoço ou as mãos.
Distonia segmentar: acomete duas partes próximas, como pescoço e um braço, por exemplo.
Hemidistonia: acomete um lado inteiro do corpo.
Distonia generalizada: afeta o corpo todo.
Como identificar distonia?
Movimentos involuntários que motivam contrações musculares alteradas que modificam a postura, causam dor e dificultam a mobilidade. Essa é a descrição breve da distonia, um dos transtornos do movimento mais comuns.
Como diagnosticar a distonia?
O diagnóstico adequado passa pelo histórico da doença que deve ser minucioso, incluindo a história familiar e o exame físico e neurológico completos. Testes de laboratório, estudos de imagem e até testes genéticos podem ser necessários para chegar ao diagnóstico e à respectiva causa da distonia.