Convivendo/ Prognóstico
Embora a sua localização seja constante, o tamanho do quisto pode variar muito desde pequeno (incipiente) ou tornando-se grande, atingindo dimensões, por vezes, de 10 a 12 cms e mantendo-se mesmo assim integro.
Os cistos de Baker localizam-se na região posteromedial do joelho, entre o ventre medial do músculo gastrocnêmio e o tendão semimembranoso.
Alguns sinais e sintomas que podem indicar que pode haver um cisto de baker no joelho são:
O diagnóstico de cisto de Baker se dá pelo achado de uma massa poplítea medial que é mais proeminente com o paciente em pé e com o joelho estendido. Essa massa diminui ou até mesmo desaparece quando o joelho se flexiona a 45° (sinal de Foucher), uma vez que, nessa situação, a tensão no cisto diminui.
Cisto sebáceo O cisto sebáceo é uma espécie de caroço que se forma sob a pele, preenchido por queratina e outros materiais derivados da pele, também chamado de sebum, de cor branca, aspecto semi-sólido e macio ao toque.
Quando o cisto é muito grande ou provoca sintomas, o tratamento inicial costuma ser uma artroscopia do joelho, para drenagem do excesso de líquido dentro da articulação e injeção intra-articular de um glicocorticoide, como a triancinolona.
Essa é uma dúvida bem frequente. O cisto sinovial acomete frequentemente a região dorsal do punho. Se ele estourar, o problema é a dor provocada pela reação inflamatória local.