Serviço voltado ao paciente que não tem mais necessidade de permanecer no Hospital Geral, porém necessita de cuidados de média e alta complexidade 24 horas por dia.
Transporte intra-hospitalar é o encaminhamento temporário ou definitivo de clientes por profissionais de saúde dentro do ambiente hospitalar, seja para fins diagnósticos ou terapêuticos (NOGUEIRA; MA- RIN; CUNHA, 2005).
TRANSPORTE INTER-HOSPITALAR: Transferência do paciente para outra unidade hospitalar; • Realização de exames diagnósticos e de procedimentos terapêuticos e cirúrgicos; • Alta hospitalar.
Relativo a ou que é feito entre dois ou mais hospitais.
Uma vez diagnosticada a necessidade de transferência para outro Hospital, o médico plantonista deverá entrar em contato telefônico com o Hospital receptor, através de sua chefia ou pelo seu representante. Solicitar ao Setor de Transporte o veículo de remoção. A remoção do paciente será acompanhada pelo médico.
Posicionar o paciente em decúbito dorsal. Na posição supina ou decúbito dorsal, o paciente fica deitado de costas com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados. É uma das posições mais assumidas pelos pacientes hospitalizados.
Para prevenir escaras, deve-se realizar a mudança de decúbito regular, ou seja, mudar a posição no leito a cada duas horas ou menos, conforme indicação profissional. Proteger essas proeminências ósseas com coxins também ajuda a evitar a pressão nos locais mais propícios a escaras.
Decúbito
posição
substantivo masculino [Medicina] Posição do corpo de quem está deitado, num plano horizontal, de barriga para baixo, com a cabeça virada para um dos lados; posição prona ou bruços: ao colocar o paciente em decúbito ventral pode ser necessária a utilização de travesseiros e almofadas.