O mínimo exigido é que os candidatos tenham um curso superior completo. Para os cargos de investigador e escrivão, por exemplo, são aceitos diplomas de qualquer área do conhecimento. Para outros cargos é preciso ter formação específica. Para o cargo de delegado, por exemplo, o candidato deve ser bacharel em Direito.
A prova objetiva da seleção foi composta por 70 questões, distribuídas da seguinte maneira:
Como são as provas do concurso de Polícia Civil Etapa 1: Normalmente composta de provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos para todas as carreiras (eliminatória). ... Prova de capacidade física. Prova oral (para delegados) Prova de títulos (para cargos como delegado, médico, dentista, perito)
Foram ofertadas, ao todo, 500 vagas, distribuídas da seguinte forma: 300 vagas para Agente de Telecomunicações Policial. 200 vagas para Papiloscopista Policial....Cargo: Papiloscopista Policial.
De imediato, a maior diferença entre inspetor e investigador está no nível hierárquico. O inspetor encontra-se em uma posição acima do investigador. Além disso, para ser inspetor, é necessário ter nível superior completo em qualquer área, enquanto, para ser investigador, a exigência vai até o ensino médio.
Para poder pleitear o cargo de Policial Rodoviário, é necessário ter graduação de nível superior em qualquer área de formação. O diploma precisa ser de uma instituição reconhecida pelo MEC e ser na modalidade presencial ou mista. Obs: esse documento será exigido na matrícula do curso de formação.
Confira abaixo cinco dicas para sua preparação: