EQST

O Que Direito Constitucional Intertemporal?

O que é direito constitucional intertemporal?

Os fenômenos do direito constitucional intertemporal são consequências do surgimento de uma nova constituição face à existência de uma constituição anterior. Portanto, somente deixa de ocorrer na presença da primeira constituição do Estado, denominada Poder Constituinte Fundacional.

Quais as teorias do direito intertemporal?

Dentre os dogmas do direito presente no ordenamento jurídico, a doutrina elege como principais dogmas do direito intertemporal: a coisa julgada, ato jurídico perfeito e o direito adquirido. Esses são protegidos por norma constitucional (art. 5 XXXVI), pela Lei de Introdução ao Código Civil (art.

Que princípio vige quanto ao direito processual intertemporal?

A regra de direito intertemporal a prevalecer, na espécie, é no sentido de que a lei processual nova deve respeitar os atos processuais já realizados, bem como os seus efeitos, aplicando-se somente aos atos subsequentes que não tenham nexo imediato e inafastável com o ato praticado sob o regime da lei antiga ou com os ...

O que é direito intertemporal e concomitantemente?

Direito que procura resolver o conceito das leis no tempo, conciliando a aplicação de lei nova com a anterior. ...

O que é e como se caracteriza o instituto da recepção no direito constitucional intertemporal?

Pelo instituto da recepção, todas as normas anteriores à promulgação do Texto Constitucional, se com ele compatíveis, permanecem em vigor por não o desafiarem materialmente. ... Ao contrário, afigurando-se contrárias aos novos cânones constitucionais, consideram-se revogadas.

São aquelas que trazem em si um nítido conteúdo constitucional?

De qualquer sorte, e independente de outras considerações, normas materialmente (ou substancialmente) constitucionais podem ser definidas como aquelas em que há nítido conteúdo constitucional, disciplinando, desta feita, questões associadas diretamente ao Estado, incluindo a forma de Estado [unitário (centralizado ou ...

Quais são as questões que interessam ao Direito intertemporal?

O direito intertemporal é o estudo das regras que disciplinam como as leis devem incidir, ao longo do tempo, aos casos concretos. Assim, o direito intertemporal tem especial relevância sempre que uma nova lei é editada.

Quais são os problemas estudados dentro do direito intertemporal?

No conflito intertemporal, com efeito, entram em choque dois dogmas jurídicos: de um lado a segurança das relações constituídas sobre a égide da norma revogada que a novatio legis deve tentar preservar; por outro, a nova lei traz, em princípio, a evolução das necessidades sociais, o progresso, a visão moderna.

Quais os critérios de aplicação da lei processual no espaço?

A lei penal no espaço rege-se pelos princípios da territorialidade, ou seja, aplica-se aos crimes praticados no território brasileiro, e também da extraterritorialidade, isto é, aplica-se a lei penal brasileira também aos crimes ocorridos no exterior quando preenchidos os requisitos previstos no art.

O que vc entende pela teoria do isolamento dos atos processuais ?!?

O Código de 2015 adotou a teoria do isolamento dos atos processuais, que compreende cada ato de forma autônoma, de modo que a nova lei processual tem aplicação imediata, respeitando-se os atos já realizados e os efeitos por eles produzidos sob o regime da legislação anterior.

O que é o fenômeno da recepção?

Recepção é o fenômeno que ocorre quando a nova constituição aceita/mantém a validade das normas infraconstitucionais anteriores, ou seja, há compatibilidade material (a análise é meramente material, não importando a forma).

O que é o fenômeno da desconstitucionalização e da recepção?

Resumo de Direito Constitucional - Desconstitucionalização, Repristinação e Recepção. ... É o fenômeno pelo qual a nova Constituição adota as leis já existentes, se com ela forem compatíveis, dando-lhes validade e evitando o trabalho de se elaborar toda a legislação infraconstitucional novamente.

Qual é o tipo de conteúdo material constitucional?

Quando falamos em direito constitucional material são aquelas normas cujo conteúdo normativo, substância, essência, é naturalmente constitucional. São aquelas normas jurídicas que em decorrência da sua importância para o Estado, naquele momento, precisam ser previstas na Constituição.

Qual o conteúdo da Constituição?

O objeto das Constituições é basicamente os direitos e deveres do Estado e dos cidadão, prevendo mecanismos de exercício e controle do poder, direitos e garantias fundamentais, defesa da Constituição, do Estado e das Instituições Democráticas e os fins socioecônomicos do Estado.

O que é uma norma intertemporal?

O direito intertemporal é o estudo das regras que disciplinam como as leis devem incidir, ao longo do tempo, aos casos concretos. Assim, o direito intertemporal tem especial relevância sempre que uma nova lei é editada.

O que quer dizer intertemporal?

Que se estabelece ou se realiza entre períodos de tempo diferentes (ex.: comparações intertemporais).

Quando se aplica a lei processual?

A lei processual penal aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior. Adotou-se o princípio da aplicação imediata das normas processuais. A lei processual penal não tem, pois, efeito retroativo. Em outras palavras mais simples, a lei processual não retroage.