O diâmetro Biacromial foi determinado pela distância entre os pontos acromial direito e esquerdo, com o indivíduo na posição ortostática, com os ombros relaxados e os braços estendidos ao longo do corpo.
Meça a circunferência do joelho lesionado. Localize o centro da patela. Peça para seu ajudante colocar a ponta da fita métrica no meio dela e envolver o joelho com a fita, dando a volta nele. Veja onde a fita encontra ela mesma e anote a medição.
Para a estimativa de estatura utiliza-se a altura do joelho (AJ), que com o paciente sentado com os pés apoiados no chão ou em posição supina, mede-se a altura do joelho em relação à altura do chão, a partir do ponto ósseo externo logo abaixo da rótula (cabeça da tíbia) até a superfície do chão.
Utiliza um paquímetro grande (Fig. 6) com uma das bordas móvel (15). A melhor posição para a medida da altura do joelho é a deitada. Porém, caso a posição não seja possível, é aceitável realizar a medida com o paciente sentado, com uma perna cruzada sobre o joelho oposto (Fig.
Pernas (Coxas): 63cm.
Quadril: Passe a fita métrica exatamente na metade do bumbum. Coxa: Medir a circunferência de uma coxa a um palmo abaixo da virilha. Panturrilha: Localize a fita a um palmo abaixo do ossinho do joelho para medir sua panturrilha.
A diferença de comprimento dos membros inferiores é algo relativamente comum, e há trabalhos demonstrando que cerca de 20% da população tem diferenças com média de 0,5cm, e que pode chegar a 2cm, com pouco ou nenhum sintoma. Uma variedade muito grande de doenças pode levar a esta dismetria dos membros.
Sessões de fisioterapia para liberar a fáscia, alongar os músculos encurtados, corrigir a escoliose, e diminuir a dor e o enfraquecimento muscular, por exemplo; Uso de uma palmilha que se coloca por baixo do calcanhar da perna mais curta para igualar a altura das duas pernas.
A alteração do comprimento da perna de forma funcional ocorre quando as pernas são as mesmas. No entanto, devido a uma outra condição, tal como a inclinação da pelve ou piriforme e isquiostibiais encurtados, cria a aparência de uma perna mais comprida ou mais curta do que a outra.
O aquecimento e o alongamento apresentam inúmeros benefícios como melhora da postura, aumento da flexibilidade, melhora da performance na prática de esportes, alívio da dor em algumas doenças ou mesmo na prevenção de lesões.