EQST

O Que Despenalizaço No Processo Penal?

O que é despenalização no processo penal?

Nesse sentido, descriminalização significa que o crime deixa de existir, ao passo que com a despenalização o crime continua existindo, conquanto inexista pena. Essas, pois, são as idéias, que visma a mudar todo o sistema de punição do Estado, descriminalizando condutas tipificadas e, também, despenalizando-as.

O que é despenalização das drogas?

Despenalizar é fazer com que o crime não seja mais punido com pena privativa de liberdade, ou seja, será punido com sermões ou advertências, mas continuará sendo crime. Antigamente, antes do ano de 2006, existia outra lei de drogas, cujo número era 6368 do ano de 1976.

O que é Descarcerização?

1. Descarcerização. Modelo de aplicação do código legal de um país que consiste em buscar métodos de punição alternativos à prisão àqueles que cometem crimes.

O que vem a ser abolitio criminis?

Significa a extinção do crime devido à publicação de lei que extingue o delito anteriormente previsto no ordenamento jurídico.

Qual a diferença entre descriminalização e legalização?

Neste sentido, podemos utilizar como exemplo o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco. Seu uso é legalizado e não causa nenhuma espécie de punição, no entanto, essas substâncias não podem ser consumidas por menores de idade e nem vendidas a eles. A descriminalização, por sua vez, ocorre quando algo deixa de ser crime.

O que diz o artigo 28?

adquirir, guardar ou trazer consigo, para o uso próprio, substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Pena – detenção de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e pagamento de 20 (vinte) a 50 (cinquenta) dias-multa”.

Quando ocorre a abolitio criminis?

Trata-se do fenômeno que ocorre quando uma lei posterior deixa de considerar crime determinado fato (exemplo: a Lei n. 1.106/2005 deixou de considerar condutas criminosas o adultério, a sedução e o rapto consensual).

O que é abolitio criminis quais os seus efeitos?

A Abolitio Criminis cessa os efeitos penais do acusado, mesmo que a sentença já tenha transitada em julgado. ... Para tal fato acontecer podemos citar o crime de adultério, que anteriormente era crime tipificado no art 240º do Código Penal.

O que quer dizer legalizar?

Legalização significa que o ato ou conduta passou a ser permitido por meio de uma lei, que pode regulamentar a prática e determinar suas restrições e condições, bem como prever punições para quem descumprir as regras estabelecidas pela legislação.

Quem pode descriminalizar?

Descriminalizar significa retirar do consumo de drogas o caráter criminoso, isentar, inocentar, ou seja, não penalizar o consumo. ... Hoje, quem é apanhado com drogas para uso próprio responde em liberdade.

Qual a diferença existente no artigo 28 em relação ao artigo 33 3o da Lei 11.343 2006?

Assim, se o sujeito tem a posse da droga para destiná-las a terceiro, a tipificação será conduta prevista no artigo 33, não incidindo mais o artigo 28. Este é o chamado dolo específico, que para alguns doutrinadores o tipo requer tal tipo doloso. Em relação à conduta, temos como sujeito ativo qualquer pessoa.

Não é considerada como pena no crime previsto no art 28 da lei de drogas?

Contudo, no entendimento do desembargador Márcio Bártoli, o próprio artigo 28 da Lei de Drogas não prevê pena privativa de liberdade, deste modo, não deve gerar reincidência. ... Motivos pelos quais votou pela não aplicação da reincidência no caso”.

Qual é a pena para o artigo 28?

16 da Lei 6368/76: Adquirir, guardar ou trazer consigo, para o uso próprio, substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena - Detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e pagamento de (vinte) a 50 (cinqüenta) dias- ...

O que diz a lei 11.343 2006?

Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências.

O que significa a abolitio criminis?

Expressão latina utilizada em Direito Penal. Significa a extinção do crime devido à publicação de lei que extingue o delito anteriormente previsto no ordenamento jurídico.

Quais os efeitos extrapenais específicos?

Entretanto, os efeitos da sentença condenatória também podem ser na modalidade dos chamados efeitos penais secundários. Dentre eles, destacam-se: a reincidência; a revogação de benefícios como o sursis, o livramento condicional, o aumento do prazo para a concessão do livramento condicional, entre outros.

Quando se aplica o perdão judicial?

O perdão judicial está previsto no art. 121, em seu § 5º, que assim dispõe: na hipótese de homicídio culposo, o juiz poderá deixar de aplicar a pena, se as consequências da infração atingirem o próprio agente de forma tão grave que a sanção penal se torne desnecessária.

O que é descriminalizar e legalizar?

Não se trata de "legalizar" o aborto, mas sim de "descriminalizar" certas condutas relativas ao aborto. Legalizar é uma expressão técnica que significa expressar por meio de lei certa faculdade de praticar determinada conduta.