A dermatite atópica (comumente chamada de eczema) é uma inflamação crônica e pruriginosa nas camadas superficiais da pele, e costuma afetar indivíduos que sofrem de febre do feno ou de asma, bem como pessoas que têm familiares com estas doenças.
A causa exata da dermatite atópica ainda é desconhecida, mas os médicos acreditam que uma combinação de pele seca e irritável com um mau funcionamento no sistema imunológico do corpo esteja entre as causas mais prováveis. A maioria dos especialistas também acredita que a dermatite atópica tenha uma base genética.
Um ótimo tratamento caseiro para dermatite atópica consiste em colocar 1 xícara de farinha de aveia em 1 litro de fria e depois aplicar a mistura sobre a pele afetada por cerca de 15 minutos. Depois, deve-se lavar a pele com água morna e sabão neutro e secar sem esfregar a toalha na pele.
O importante é realizar a limpeza da pele e do couro cabeludo sempre, independente do grau da dermatite. Evite a automedicação: consulte seu médico ou converse com nossa Equipe Farmacêutica.
Quem tem dermatite atópica deve usar qual tipo de sabonete? De acordo com a médica, o mais indicado é usar sabonetes ou loções hidratantes com formulações hipoalergênicas.
Para isso, é importante manter a pele muito bem hidratada com loções prescritas por um médico. “O tratamento base da doença é o uso diário de cremes hidratantes, pelo menos duas vezes por dia, não só nos períodos de crise”, explica a dermatologista.
Se possível, use sabão neutro De acordo com ela, quanto mais neutro o sabão (sem cor e sem cheiro), mais indicado para pessoas alérgicas ele é, porque não deixa as roupas com perfume, fator responsável por desencadear muitas crises.
“Não há cura definitiva no que se refere à nutrição, mas sabe-se que alimentos alergênicos, como leite, glúten, aditivos alimentares, trigo, soja, frutos do mar (camarão, ostra), ovos, amendoim, e carne de porco são responsáveis pelos sinais da dermatite atópica.
Como abrigam muitos ácaros por conterem secreções e umidade do corpo, é importante lavar bem as roupas de cama (lençóis, fronhas, capas de colchão e de travesseiro, cobertores e edredons) semanalmente, de preferência em água quente. Há máquinas de lavar que já possuem a função de água aquecida.
Como matar ácaros com uma simples fórmula mágica A solução é muito simples de fazer: basta misturar 200 ml de vinagre de vinho branco em 4 litros de água. Em seguida, é só aplicar com uma escova ou pano em persianas, sofás, cortinas, carpetes, etc.
Caso alguém já esteja contaminado com o parasita, na família, as roupas de uso pessoal, de cama e banho devem ser trocadas e lavadas diariamente com água quente (acima de 60oC). Caso não seja possível lavar as roupas com agua quente é importante que sejam secadas ao sol e passadas.
Para se eliminar o ácaro causador da sarna (escabiose) das roupas do paciente, é suficiente que se escalde a roupa em água quente ou que se passe o ferro de engomar aquecido.