Conceito de Direito O Direito é conceituado de várias formas. De acordo com Paulo Dourado de Gusmão, Direito é um "conjunto de normas executáveis coercitivamente, reconhecidas ou estabelecidas e aplicadas por órgãos institucionalizados".
Na primeira frase, direito significa o que se chama "direito objetivo", ou seja, o ordenamento jurídico; na segunda, significa "direito subjetivo", o mesmo que faculdade; e na terceira frase, a palavra direito refere-se à investigação, ao estudo da realidade jurídica que, inclusive, tem como objeto o direito nos dois ...
O profissional formado no curso de Direito podem optar por seguir a carreira jurídica ou se tornar advogado. ... A principal atividade de um advogado é representar e defender os interesses de seus clientes com base nas leis vigentes do país. Ele pode representar pessoas físicas e jurídicas.
A Ciência do Direito pode ser definida como: “[...] estudo metódico das normas jurídicas com o objetivo de descobrir o significado objetivo das mesmas e de construir o sistema jurídico, bem como de estabelecer as suas raízes sociais e históricas.”
A Ciência do Direito preocupa-se com o estudo da norma jurídica positiva. Contudo, divide-se em duas partes: a regra jurídica não é somente objeto do conhecimento teórico, mas também do saber essencialmente prático ou técnico, do qual emergem os problemas relativos à sua aplicação.
Segundo Kelsen, a ciência jurídica representa uma interpretação normativa dos fatos: "Descreve as normas jurídicas produzidas através de atos de conduta humana e que hão-de ser aplicadas e observadas também por atos de conduta e, consequentemente, descreve as relações constituídas, através dessas normas, entre os fatos ...
Além das ciências consignadas, existem muitas outras que tem relação com o Direito, como: Historia do Direito; Direito Comparado; Moral; Medicina Legal; Ciência Política; Psicologia Judiciária; Criminologia; Antropologia Criminal; Psicologia Criminal; Sociologia Criminal e a Criminalística; entre outras.
Tomar esse tipo de decisão não é tarefa fácil e pesquisar os segmentos disponíveis é o primeiro passo para uma escolha mais assertiva.
Assim sendo, o Direito não pode se autodefinir, rigorosamente falando, de ciência, justamente porque, a exemplo de outros ramos do conhecimento social, não ostenta princípios de reconhecida validade universal a lhe ensejar, legitimamente, a denominação de ciência.
Administração (e suas habilitações), Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia/Arquivística, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Ciências Políticas, Ciências Sociais (e suas habilitações), Comunicação Social (e suas habilitações), Design de Moda, Design Gráfico, Direito, ...
Psicologia
Cursos Afins (de origem) Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Comunicação Social, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia, Psicologia, Química, Teatro.
cursos de nível superior em Letras e áreas afins (Pedagogia, História, Comunicação, Ciências Sociais, Filosofia, Psicologia e Direito).
O profissional formado em Letras é um estudioso do funcionamento da Língua Portuguesa, de idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas. Quem se forma em Letras pode seguir a carreira acadêmica, tornar-se tradutor, intérprete, pesquisador e muito mais.
O mercado para licenciados em Letras
7 áreas da pedagogia em que o profissional formado pode atuar
A carga maior do curso é na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além de metodologias específicas, o aluno estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais.
Direito. É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em Direito.
É o lugar do diálogo e da construção de um objeto de conhecimento que se quer partilhar, pois exige disposição para tal. É o lugar da suspensão teórica, da(s) teoria(s) dos distintos campos disciplinares a serviço da produção do novo. A área de conhecimento é um devir.
Todas as ações de Extensão Universitária devem ser classificadas em Áreas do Conhecimento, tendo por base as definidas pelo CNPq: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharia / Tecnologia, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes.