EQST

O Que Crosta Latertica?

O que é crosta laterítica?

Em alguns casos, quando se forma uma camada superficial laterizada em grande quantidade, dá-se o nome de carapaça laterítica, canga laterítica ou crosta laterítica. Nesse tipo de ocorrência, nota-se a composição de uma densa, endurecida e ampla área de formação superficial ferruginosa ou aluminosa.

O que é um solo Lateritico?

Os solos Lateríticos, “Later” significa “tijolo” em latim e “Ito” significa material Pétreo, são solos superficiais, típicos das partes bem drenadas das regiões tropicais úmidas, resultante de uma transformação da parte superior do subsolo pela atuação do intemperismo.

Onde ocorre a Laterização?

A laterização acontece em regiões com climas semi-úmidos, como no Centro-Oeste brasileiro. Neste caso, os minerais do solo se oxidam nos períodos de chuva e formam blocos na superfície que inviabilizam o uso do solo.

O que são as Lateritas?

Significado de Laterita substantivo feminino Solo avermelhado da zona tropical úmida, caracterizado pela presença de hidróxido de ferro e de alumínio.

O que é um depósito laterítico?

Primeiramente, os depósitos lateríticos são uma deposição superficial de elementos químicos no solo, provenientes do processo de intemperismo. Nas regiões tropicais, como é o caso do Brasil, sua composição se dá por óxidos hidratados de ferro e/ou alumínio e predominantemente a caulinita como argilomineral.

O que é laterítico?

A laterita ou laterite (lateritis ou em inglês laterite, original do latim 'later' que significa 'tijolo') é um tipo de solo muito alterado com grande concentração de hidróxidos de ferro e alumínio. ... Os solos originados por este processo são também chamados solos lateríticos. .

Como identificar solo Lateritico?

Naturalmente, é resultante do processo histórico de desgastes intempéricos das rochas e dos solos a partir do escoamento das águas fluviais, o que dá origem a solos lateríticos, que costumam apresentar uma coloração alaranjada e, às vezes, vermelha, marrom ou ligeiramente amarelada.

Onde ocorre a arenização?

A arenização tem estreita relação com a geologia local e ocorre, necessariamente, em terrenos com desníveis, com partes altas e baixas. Temporais e ventos fortes retiram restos de vegetação e sedimentos do solo das áreas mais altas, depositando-os nas partes baixas do terreno.

Como ocorre a Laterizacao do solo?

Entende-se por laterização o processo de transformação dos solos quando uma camada ferruginosa aglomera-se sobre eles a partir do processo de lixiviação (lavagem da superfície pelo escoamento da água das chuvas) e do processo de intemperismo químico.

Como é formada a laterita?

O processo de alteração intempérica que leva a formação de laterita ou laterito denomina-se lateritização ou laterização. A alta concentração residual acompanhada do ressecamento desses hidróxidos de Fe e Al pouco solúveis leva a formação de uma crosta ou carapaça laterítica muito resistente aos agentes erosivos.

Como se forma a laterita?

O processo de alteração intempérica que leva a formação de laterita ou laterito denomina-se lateritização ou laterização. Pela alta concentração residual acompanhada do ressecamento desses hidróxidos de Fe e Al pouco solúvel levam a formação de uma crosta ou carapaça laterítica muito resistente aos agentes erosivos.

Quais as principais características de um solo laterítico?

Os solos lateríticos possuem um alto índice de meteorização em suas formas e acumulam uma grande quantidade de óxidos de ferro e de alumínio, apresentando, muitas vezes, minerais umedecidos. ... Esses solos e as rochas lateríticas são utilizados como um indicativo climático de períodos geológicos anteriores.

Como a compactação do solo?

A compactação do solo é o aumento da densidade do solo e a redução da sua porosidade, que se dá quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua. A compactação é causada pela ação do homem ao manejar o solo utilizando máquinas e implementos de maneira inadequada.

Onde ocorre a desertificação e arenização?

A desertificação ocorre em regiões de clima árido, semiárido e subúmido, onde os índices de precipitação são muito baixos, geralmente inferiores aos 1400 mm anuais. ... Resumindo: a desertificação ocorre em regiões secas, com poucas chuvas; já a arenização ocorre em regiões onde a falta de água não é problema.

Em quais locais do Brasil temos a possibilidade de ocorrência do processo de arenização dos solos Como isso ocorre?

A ocorrência da desertificação no Brasil concentra-se nas regiões Nordeste e Sul do país. ... No Brasil, esse processo ocorre, majoritariamente, nas regiões Nordeste e Sul (porém, nessa última, o fenômeno é chamado de arenização, como veremos mais adiante).

Como ocorre o processo de laterização em solos tropicais?

A laterização é um processo de transformação dos solos tropicais ocasionado pelo intemperismo e agravado pela ação antrópica, que degrada a vegetação protetora. ... É um processo que decorre, especialmente, do intemperismo químico, que é ocasionado pela água das chuvas ou irrigação.

Como é o processo de lixiviação?

Como dito anteriormente, a lixiviação do solo é um processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ela ocorre em solos que não possuem cobertura vegetal e causa a diminuição da sua fertilidade natural ao longo do tempo.

Como se forma caulinita?

A caulinita é um mineral proveniente do caulim, produto que resulta da transformação em profundidade de minerais do tipo alumino silicatos, tais como feldspatos, plagioclásios e feldspatóides contidos nas rochas.

Quais são os principais problemas dos solos tropicais?

Fenômeno que ocorre especialmente nos solos degradados das regiões de clima equatorial e tropical. Conheça os principais tipos de degradação do solo, tais como a desertificação, arenização, laterização e outros.

O que é e como ocorre a compactação do solo?

A compactação do solo é o aumento da densidade do solo e a redução da sua porosidade, que se dá quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua. A compactação é causada pela ação do homem ao manejar o solo utilizando máquinas e implementos de maneira inadequada.