EQST

O Que Causa A Doença De Charcot-marie-tooth?

O que causa a doença de Charcot-marie-tooth?

A doença de Charcot-Marie-Tooth é uma neuropatia hereditária na qual os músculos da parte inferior das pernas ficam fracos e definham (atrofia). A doença de Charcot-Marie-Tooth afeta os nervos que controlam o movimento dos músculos e os que transportam informações sensoriais ao cérebro.

Quem tem Charcot-marie-tooth?

Nos portadores de Charcot-Marie-Tooth as alterações motoras são mais precoces e acentuadas do que as sensitivas. Geralmente os indivíduos acometidos percebem as alterações motoras durante a infância ou adolescência, sendo que as queixas sensitivas na maioria das vezes são tardias.

Qual tipo de mutação está envolvido no surgimento da doença de Charcort Marie Tooth?

Entre as neuropatias periféricas hereditárias, a Doença de Charcot Marie Tooth (CMT) é a mais prevalente, sendo o Charcot Marie Tooth Lidado ao X tipo 1 (CMTX1) o segundo subtipo mais comum, causado por mutações no gene GJB1 e de herança ligada ao X.

Qual o nome da doença que atrofia?

A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença rara, degenerativa, passada de pais para filhos e que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos gestos voluntários vitais simples do corpo, como respirar, engolir e se mover.

Como diagnosticar Charcot-marie-tooth?

O paciente costuma ser seguido e avaliado por ortopedistas dado o pé cavo e subluxação de artelhos e, não raramente, é submetido a cirurgias e órteses sem haver um diagnóstico de base para a doença que continua progredindo.

O que é artropatia neuropática?

(Artropatia neuropática; Articulações de Charcot) Artropatia neurogênica é uma artropatia rapidamente destrutiva causada pela perda da percepção da dor e da sensação da posição, o que pode ser resultante de várias doenças de base, mais comumente diabetes e derrames.

Qual é o tipo de marcha do paciente com doença de Charcot-marie-tooth?

Segundo Burns e MacDonald (1999), a doença de Charcot-Marie-Tooth é frequentemente descoberta devido à deformidade do pé (pé cavo), à marcha sobre as pontas dos pés ou marcha desajeitada com quedas freqüentes, assim como à dificuldade para andar sobre os calcanhares.

O que causa a atrofia muscular?

No caso da Atrofia Muscular por Desuso, as causas envolvem a falta de atividade física ou a falta de utilização de um músculo específico. Pode acontecer, inclusive, em pessoas sob condições médicas que limitam os movimentos, como pessoas acamadas ou com parte do corpo imobilizado.

Quais as doenças que causam atrofia muscular?

Esclerose lateral amiotrófica (ELA, também conhecida como doença de Lou Gehrig), que afeta células nervosas que controlam o movimento muscular voluntário. Dermatomiosite (doença muscular) Síndrome de Guillain-Barret, uma doença autoimune que leva à inflamação do nervo e fraqueza muscular.

O que é sinais de artropatia?

As "artropatias" se referem a "problemas" ou doenças das articulações . Os principais sintomas podem ser os seguintes: 1) dor; 2) redução no arco de movimento da articulação; 3) edema (inchaço); 4) deformidade da articulação; 5) instabilidade da articulação (falseio mais ou menos grave).

Quais são os sinais compatíveis com pé de Charcot agudo?

O Pé de Charcot agudo apresenta-se com hiperemia, edema, elevação de temperatura superior a 2 graus quando comparado com o outro , pele muito seca e neuropatia sensitiva. A sensibilidade proprioceptiva e os reflexos estão diminuídos ou ausentes.

O que é o pé de Charcot?

Fraturas e deslocamentos dos ossos dos pés e/ou tornozelo que ocorrem como resultado de pequenos traumatismos caracterizam o que é chamado de " de Charcot" ou "articulação de Charcot".

Como prevenir a atrofia muscular?

A prática diária de movimentos, atrelada a uma alimentação adequada é um dos métodos preventivos mais eficazes. Ao tratar-se de uma atrofia por desuso, o fortalecimento muscular e um planejamento de exercícios cadenciados e contínuos servirão como meios eficazes de tratamento.