Agenesia é a ausência completa ou parcial de um órgão ou tecido em seu estágio embriológico, podendo afetar posteriormente a criatura na sua fase pós-natal. Como exemplos de agenesias podem-se destacar a renal, a vaginal e a dentária, entre outras.
Agenesia dental: a falta de um ou mais dentes na arcada pode ter causa genética. A falta de um ou mais dentes na arcada dentária não causa apenas problemas estéticos. Esse quadro pode prejudicar a mastigação e até a deglutição, por exemplo. No entanto, a ausência de dente não acontece apenas em casos de acidentes.
Conheça 3 métodos para a substituição permanente de dentes
É importante destacar que não se deve forçar para que o dente de leite caia. Quando ele já estiver bem mole é possível estimulá-lo a sair naturalmente. Balançar de um lado para o outro ou comer alimentos rígidos para incentivar a mastigação, como maçã e cenoura, são dicas para essa etapa.
A sua raiz só termina de ficar formada aproximadamente um ano após o aparecimento do dente de leite. E fica um dente bem grande, vejam que a raiz é ,em alguns dentes, duas vezes maior que a coroa. Mas o dente de leite fica mole e cai! E o que vemos é um dente pequenininho, uma coroa oca.
Se o dente estava com mobilidade quando foi extraido, provavelmente já ocorreu toda (ou quse toda) a reabsorção radicular do dente deciduo. O que você deve ter visualizado é a coroa do dente permanente que está erupcionando. Sugiro uma avaliação radiografica em seu odontopediatra para sanar quaisquer dúvidas.