EQST

O Que Abscesso Dentoalveolar Agudo?

O que é abscesso Dentoalveolar agudo?

O abscesso alveolar agudo consiste em coleção purulenta localizada no osso alveolar, nas adjacências do ápice radicular de um dente com polpa necrosada, com extensão da infecção para os tecidos periapicais através do forame apical16, sendo acompanhado por reação inflamatória periapical intensa, podendo apresentar ...

Quais são as fases de um abscesso Dentoalveolar agudo?

Abscesso Dento Alveolar AgudoFase em Evolução Dor espontânea, pulsátil, contínua e difusa. Acentuada mobilidade dentária. Extrusão dentária.

O que é abscesso agudo?

Por definição, o abscesso apical agudo (AAA) é um processo inflamatório agudo, caracterizado pela formação de pus, que afeta os tecidos que envolvem a região apical. tem evolução rápida e causa dor violenta.

Como tratar abscesso crônico?

Se este quadro clínico não for resolvido, com o tempo se torna um abscesso crônico, caracterizado por um processo supurativo instalado na região do periápice dental. Como causa constitui basicamente da presença de bactérias na região periapical o tratamento é basicamente a eliminação ou redução da população bacteriana.

O que é abscesso Perirradicular agudo?

O abscesso perirradicular agudo é a forma mais comum de abscesso dentário, geralmente com localização intraoral, mas em alguns casos pode se difundir pelo organismo resultando em complicações sistêmicas que podem, até mesmo, levar à morte 14,18,23.

O que um abscesso Dentario pode causar?

Caso um abscesso dentário não seja tratado a tempo, ele pode trazer consequências para a saúde bucal e para a saúde do organismo do paciente. Além das dores, da presença de inchaço, febre e outros sintomas, a infecção ainda pode se agravar, causando a perda do dente afetado.

O que é um abscesso Endodontico?

Eles são infecções odontogênicas, constituídas principalmente de microrganismos anaeróbios, que conduzem à dor e / ou edema, e têm o potencial para se difundir através do osso cortical, com eventuais consequências letais.

O que é abscesso crônico?

Um abscesso apical crônico é uma inflamação periapical de longa duração caracterizada por descarga intermitente de pus através de um trato de seio intra-oral, com sinais radiolúcidos de destruição óssea periapical (Alsulaimani, 2016).

Qual o tratamento para periodontite apical crônica?

O tratamento baseia-se na eliminação da causa, ou seja, para a periodontite apical, de origem bacteriana, baseia-se na instrumentação do sistema de canais radiculares, irrigação e medicação intra-canal, seguidas pela obturação em consulta eletiva subsequente.

O que é abscesso periapical crônico?

O abscesso periapical crônico é uma área de supuração circunscrita, assintomático, de evolução lenta e, ocasionalmente, detectada pelo exame radiográfico de rotina (Estrela et al, 2008).

Quanto tempo dura um abscesso no dente?

Abscesso dentário crónico Quando a infeção evolui de forma mais gradual, resultado de uma agressão menos intensa e/ou uma reação do organismo mais lenta, podendo permanecer por muito tempo na cavidade oral, por vezes, durante vários meses ou até anos, caso a infeção não seja debelada.

Qual o melhor antibiótico para abscesso Dentario?

Os medicamentos mais usados para o tratamento de um abscesso dentário são:
  • Amoxicilina + Clavulanato de Potássio.
  • Clindamicina.
  • Flanax.
  • Novamox 2x.

O que acontece se não drenar um abscesso?

A maioria dos abscessos vai continuar a piorar sem cuidados. A infecção pode se espalhar para os tecidos sob a pele e até mesmo para a corrente sanguínea.

O que causa um abscesso no dente?

Os abscessos dentários podem ocorrer quando uma cárie antiga não é tratada ou quando uma rachadura ou fratura no dente permite que bactérias entrem na polpa dentária (a parte mole no interior do dente) e a infectem. Depois que as bactérias entram, elas se espalham até a raiz e causam inflamação e inchaço.

Pode furar um abscesso Dentario?

O dentista pode fazer uma pequena incisão na área inchada para drená-la. Quando o abscesso está aberto e liberando o pus, pode-se simplesmente aplicar pressão na área para permitir que o pus seja drenado completamente.

Como eliminar abscesso na gengiva?

O abscesso na gengiva também precisará de drenagem. O dentista pode fazer uma pequena incisão na área inchada para drená-la. Quando o abscesso está aberto e liberando o pus, pode-se simplesmente aplicar pressão na área para permitir que o pus seja drenado completamente.

O que causa periodontite apical?

O que causa a periodontite apical? Normalmente, a periodontite apical ocorre em conjunto com outro problema dentário. A inflamação pode ocorrer, por exemplo, quando o paciente apresenta uma cárie não tratada. Em alguns casos, a periodontite apical pode se desenvolver se a polpa do dente infeccionar ou morrer.

O que é uma periodontite crônica?

A periodontite crônica é a forma mais comum do problema. Nela, a destruição dos tecidos de suporte está relacionada com uma quantidade compatível de fatores locais, como tártaro acima ou abaixo da gengiva. Esse tipo tem progressão lenta e possui períodos de exacerbação e remissão.