Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. ... Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita.
Ler e escrever são detalhes que muitos ainda veem como desimportantes na vida profissional. Além de ativar a nossa imaginação, ler também nos ajuda a melhorar as habilidades na hora de construir um texto bem estruturado e condizente. ...
Outro ponto importante para um cidadão devidamente alfabetizado é que ele também é capaz de escrever, o que pode ser muito útil na hora de procurar emprego, bem como também na hora de se expressar, o que indica, entre outras coisas, que este cidadão é capaz concatenar ideias e transmiti-las por meio da escrita.
É papel do professor alfabetizar a criança dentro de um contexto, através de práticas de letramento. É durante este processo que o alfabetizador deve despertar no educando o gosto pela leitura.
A evasão escolar pode ser considerada um dos principais fatores para o analfabetismo no Brasil. Muitas crianças não ingressam na escola ou simplesmente abandonam para assumir outras responsabilidade como trabalho infantil e cuidados domésticos. E com isso, quando crescem perdem o interesse pela alfabetização.
Publicado em 15/07/2020 - 10:02 Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro. A taxa de analfabetismo no Brasil passou de 6,8%, em 2018, para 6,6%, em 2019, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Educação, divulgada hoje (15).
Meta de alfabetização Em 2019, a taxa de brasileiros com 15 anos ou mais que não sabia ler ou escrever um bilhete simples ficou em 6,6%, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua Educação 2019. Esse percentual, entretanto, deveria ter sido cumprido há quatro anos, em 2015.
Dicas de como melhorar a alfabetização na escola
A Constituição Federal enaltece a proteção dos direitos difusos, especialmente, a educação. Assim, observa-se o surgimento de problemáticas como a evasão de jovens das escolas pelo trabalho infantil e o analfabetismo funcional nas redes sociais. ...
O processo de alfabetização é muito desafiador para as crianças e é normal que encontrem dificuldades pelo caminho....Geralmente, as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem também têm dificuldade com:
Falta de apoio e participação efetiva da família A falta dessa parceria traz muitos prejuízos ao aprendizado. Alunos sem apoio, sem estímulo e sem acompanhamento dos pais podem apresentar dificuldades na alfabetização. Muitas dessas crianças são faltosas e, muitas vezes, sem justificativas reais.
Hoje o desafio maior é "Como alfabetizar letrando". Os processos de alfabetização e letramento são complexos, mas fundamentais para a inclusão social. O ensino de Letramento rompe barreiras tradicionais que considera a alfabetização como pré-requisito para o domínio da leitura e escrita.
Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.
Alfabetizar letrando significa orientar a criança para que aprenda a ler e a escrever levando-a a conviver com práticas reais de leitura e de escrita: substituindo as tradicionais e artificiais cartilhas por livros, por revistas, por jornais, enfim, pelo material de leitura que circula na escola e na sociedade, e ...