Filosofia sistemática é uma das muitas formas pelas quais é possível desenvolver pensamento de natureza filosófica, sendo o tipo de pensamento que busca explicar determinados fenômenos naturais ou sociais a partir de uma série de pressupostos e princípios gerais, procurando, pela busca de alguns princípios, determinar ...
É sistemático porque não se contenta em obter respostas para as questões colocadas, mas exige que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam relacionadas entre si, esclareçam umas às outras, formem conjuntos coerentes de ideias e significações, sejam provadas e ...
Conhecimento sistemático é aquele em que o conhecimento apresentado precisa ser fundamentado, testado e só após isso, consolidado. ... O oposto disso, seria o caso de uma conhecimento sem comprovação, sem certeza ou embasamento. Dessa forma, não pode ser considerada como ciência.
É sistemático e metódico pois necessita de sistematização e metodologia na sua construção. Como pode ter sua funcionalidade testada na prática é verificável e falível. Em sentido amplo, ciência pode ser conceituada como saber, conhecimento de qualquer tipo.
A tarefa principal da epistemologia consiste na reconstrução racional do conhecimento científico, conhecer, analisar, todo o processo gnosiológico da ciência do ponto de vista lógico, lingüístico, sociológico, interdisciplinar, político, filosófico e histórico.
CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS Professores e pesquisadores em ensino de tais disciplinas compartilhavam uma imagem naturalizada de ciência, caracterizada por uma crença no realismo, na neutralidade teórica dos dados provenientes das observações, e no empirismo indutivista.
Os educadores precisam ter clareza epistemológica e abrir mão de conceitos ultrapassados b. ... É importante que tenhamos uma epistemologia aberta para uma educação de melhor qualidade. Esta frase pertence a: Escolha uma: a. Jean Piaget b.
A perspectiva epistemológica é a perspectiva teórica que o pesquisador emprega em seu processo de investigação (exemplo: marxismo, neomarxismo, estruturalismo, pós-estruturalismo, pluralismo etc.).
A Epistemologia Genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. O desenvolvimento é observado pela sobreposição do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação.
6. PSICOLOGIA GENÉTICAA Psicologia Genética estuda os processos mentais, taiscomo pensamento, percepção, memória, atenção, resoluçãode problemas e linguagem; Visa à aquisição de conhecimentos precisos sobre como osprocessos mentais funcionam e como são aplicados na vidacotidiana.