O que a asma artigo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, cuja causa ainda não está completamente compreendida. Como resultado da inflamação, as vias aéreas são hiperresponsivas e contraem-se facilmente em resposta a uma ampla gama de estímulos. Essa alteração pode causar tosse, sibilos, dispnéia e opressão torácica.
Como é a fisiopatologia da asma?
A asma é caracterizada como uma doença inflamatória crônica que acomete as vias aéreas, resultando, principalmente, em hipertrofia da musculatura lisa brônquica e uma maior produção de muco, o que corrobora para a diminuição do fluxo de ar e a geração de sintomas característicos, tais como a dispneia e o sibilo.
O que contribui para asma?
Reações alérgicas. Alergia a alimentos ou fatores externos como poeira, pólen ou produtos químicos podem desencadear a asma. A exposição à fumaça de cigarro, ar poluído, mofo e pelos de animais podem ser um agravante.
O que é asma conceito?
Asma é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, juntamente com a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica. As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida.
Quais são os gatilhos da asma?
Os principais gatilhos da asma são:
Ácaros – organismos microscópicos que se alimentam de descamação da pele humana, de pelos de animais e também do mofo. ...
Fungos – micro-organismos que crescem a uma temperatura acima de 37ºC e umidade acima de 50%.
Mais itens...•19 de dez. de 2019
O que faz mal para quem tem asma?
Poeira, ácaros, mudança de temperatura, exercício físico: afinal, o que ataca a asma? Quem convive com a doença já sabe que determinados cheiros, fumaça e até mesmo o tempo seco e frio podem desencadear uma crise. Por isso, é fundamental adotar medidas preventivas, reduzindo a exposição aos gatilhos.
Quais são os fatores de risco para asma?
Os fatores de risco associados à asma têm sido motivo de várias investigações nas últimas décadas, e alguns deles foram identificados, como: sexo masculino3, história familiar de alergia 4,5, tabagismo passivo6,7, ausência de aleitamento materno8 e sensibilização aos alérgenos9.
O que é o estado de mal asmático?
A forma mais grave de asma é chamada de estado de mal asmático. É um estreitamento grave, intenso e prolongado das vias aéreas, resistente ao tratamento. No estado de mal asmático, os pulmões não são mais capazes de fornecer oxigênio suficiente ao corpo nem de remover o dióxido de carbono de forma adequada.
O que são gatilhos da asma?
Os principais gatilhos da asma são: Ácaros – organismos microscópicos que se alimentam de descamação da pele humana, de pelos de animais e também do mofo. Os ácaros habitam locais onde há acúmulo de poeira; Fungos – micro-organismos que crescem a uma temperatura acima de 37ºC e umidade acima de 50%.
Que fatores de risco e gatilhos estão envolvidos na asma?
São desencadeantes de crises de asma: exposição ou contato com alérgenos (partículas que causam alergia) como a poeira, mofo e pêlo de animais, assim como, irritantes (odores fortes de perfumes, materiais de limpeza, etc.) e poluentes intradomiciliares (cigarro, fumaça de fogão, etc.)
O que pode piorar a asma?
Poeira, ácaros, mudança de temperatura, exercício físico: afinal, o que ataca a asma? Quem convive com a doença já sabe que determinados cheiros, fumaça e até mesmo o tempo seco e frio podem desencadear uma crise. Por isso, é fundamental adotar medidas preventivas, reduzindo a exposição aos gatilhos.
Quem tem asma não pode tomar leite?
Beber leite ou ingerir laticínios não causa asma. Leite e outros produtos lácteos não causam asma. Isso é verdade se você tem alergia a laticínios ou não. Da mesma forma, se você tem asma, mas não tem alergia a laticínios, pode comer com segurança.