EQST

O Qu CDC Bancrio?

O quê CDC bancário?

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é a obtenção de crédito sem burocracia, ou seja, o valor é disponibilizado de forma imediata por bancos ou instituições financeiras em dinheiro ou crédito, sem complicações.

O que é aplicação CDC?

Não é possível usar o Código de Defesa do Consumidor (CDC) quando a parte não for a destinatária final do produto ou serviço. O argumento também vale quando o consumidor não for vulnerável frente ao fabricante.

Quais serviços bancários estão submetidos ao CDC?

O CDC rege as operações bancárias, inclusive de mútuo ou de abertura de crédito, pois relações de consumo. O produto da empresa de banco é o dinheiro ou o crédito, bem juridicamente consumível, sendo, portanto, fornecedora; e consumidor o mutuário ou creditado.

O que é forma de pagamento CDC?

No CDC, é possível antecipar as prestações do financiamento a qualquer momento, assim, se consegue descontos nos juros que a longo prazo chegam a taxas elevadas. Cada parcela da prestação é composta por uma fração do valor financiado e outra em taxas.

O que é CDC s?

Abreviação de crédito direto ao consumidor, na linguagem comercial.

Quando se aplica o CDC?

CDC se aplica a pessoa jurídica em situação de vulnerabilidade técnica. É possível a aplicação do Código de Defesa do Consumidor nas hipóteses em que a parte (pessoa física ou jurídica), embora não seja tecnicamente a destinatária final do produto ou serviço, se apresenta em situação de vulnerabilidade.

Quais são as principais instituições financeiras?

Veja a seguir quais são as principais instituições e intermediadores financeiros:
  • Bancos múltiplos.
  • Bancos comerciais.
  • Bancos de investimento.
  • Caixas econômicas.
  • BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
  • Cooperativas de crédito.
  • Sociedades de crédito, financiamento e investimento – Financeiras.
Mais itens...

Quando o CDC não pode ser aplicado?

Consumidor pessoa jurídica: não se aplica o CDC no caso de sociedade empresária que adquire insumos para sua atividade. Identificar quando uma pessoa jurídica poderá ser considerada consumidora é um dos temas mais inquietantes e instigantes para o estudioso do Direito do Consumidor.

Quais os requisitos para aplicação do CDC?

São certos elementos essenciais que fazem nascer uma relação de consumo (consumidor / fornecedor e produtos ou serviços), a qual é pressuposto para a aplicação do CDC, independentemente da espécie contratual pactuada pelas partes, como a compra e venda, o seguro, o financiamento, etc.

Como funciona o sistema CDC?

No CDC, o comprador consegue a qualquer momento antecipar prestações do financiamento que ainda não venceram para obter desconto nos juros. Cada parcela da prestação fixa mensal é formada por uma parte em amortização da dívida propriamente dita e outra em juros.

Quem concede o CDC?

O CDC pode ser oferecido por bancos e financiadoras de crédito, ou ainda por lojas que possibilitam as compras por crediário. Sim, o famoso crediário que é amplamente utilizado pelos brasileiros, principalmente em lojas de departamento, é uma variação do Crédito Direto ao Consumidor.

O que é um CDC automático?

O CDC automático é um empréstimo pessoal que a Caixa oferece a seus correntistas. A contratação do crédito pode ser feita pelo internet banking, pelo aplicativo, pelos terminais de autoatendimento ou pelo telefone 0800-726-0505. Uma das vantagens desse tipo de empréstimo é que o dinheiro cai na conta corrente na hora.

O que significa as siglas CDC e ONU?

Centros de Controle e Prevenção de Doenças – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Onde não se aplica o CDC?

Internet que não funciona É possível a aplicação do Código de Defesa do Consumidor nas hipóteses em que a parte (pessoa física ou jurídica), embora não seja tecnicamente a destinatária final do produto ou serviço, se apresenta em situação de vulnerabilidade.

Quais são os dez direitos básicos do consumidor?

Conheça os 10 direitos básicos do consumidor brasileiro
  • Proteção da vida e da saúde. ...
  • Educação para o consumo. ...
  • Liberdade de escolha de produtos e serviços. ...
  • Informação. ...
  • Proteção contra publicidade enganosa e abusiva. ...
  • Proteção contratual. ...
  • Indenização. ...
  • Acesso à Justiça.
Mais itens...•11 de set. de 2015