O bebê que "golfa" na maioria das vezes não está doente, apresenta refluxo fisiológico. Ocorre, principalmente após a alimentação, desencadeados pela manipulação da criança, no momento da troca de fraldas, durante o banho ou brincadeiras.
Isso pode ser devido a ineficiência da sucção do bebê, por língua presa, ou disfunção motoral oral, baixa transferência de leite, estresse materno ou depressão perinatal, mãe com alguma cirurgia na mama que reduza a quantidade de glandula mamária, um processo infeccioso na mama, como a mastite.
Especialmente no início da lactação os bebês podem não dar conta do volume produzido, por isso é importante que a mãe ordenhe algum volume antes ou após para permitir as mamas sejam esvaziadas ou amamentar com maior frequência, isso se o bebê não estiver ganhando peso.
Como eu sei que o meu bebê tem fome ou já está saciado?
Nos primeiros três meses de gestação, o embrião já sente um desconforto sempre que sua mãe tem sentimentos negativos, percebendo desde muito cedo o amor e a rejeição.
O estresse provoca alterações biológicas em um receptor de hormônios e o bebê sente essa mudança, ele consegue ouvir os batimentos e inquietação da mãe”, explica.
Gestantes não devem ficar muito tempo sem comer por dois motivos: primeiro, porque o estômago vazio secreta muito ácido, o que aumenta os enjoos e a azia; segundo, porque a grávida corre o risco de sofrer também uma crise de hipoglicemia, que pode levá-la a sentir tonturas, ter calafrios e suar intensamente e até ...
O que prejudica a gravidez: fatores psicológicos O estresse e a ansiedade são dois dos principais fatores psicológicos que podem dificultar a concepção natural ou por meio de reprodução humana.
A grávida não deve fazer alisamento artificial durante toda a gravidez, principalmente durante os primeiros 3 meses de gestação, e também durante a amamentação, pois ainda não está comprovado que as substâncias químicas alisantes são seguras e não prejudicam o bebê.
Mulher Grávida pode carregar peso? Gestações sem complicações não costumam apresentar nenhum problema decorrente de um esforço físico como o de carregar peso. Para esses casos vale o bom senso — se carregar peso gera qualquer tipo de desconforto, sendo o mais comum as dores musculares — a atividade deve ser evitada.
A grávida em trabalho de parto, também pode subir escadas com calma, para ajudar o bebé a rodar e passar pela pélvis, facilitando o nascimento e diminuindo a dor.
O que as grávidas devem evitar no primeiro trimestre?
10 alimentos que precisa evitar na gravidez