EQST

De Boa F A Posse Se O Possuidor Ignora O Vcio Ou O Obstculo Que Impede A Aquisiço Da Coisa O Possuir De Boa F?

É de boa fé a posse se o possuidor ignora o vício ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa o possuir de boa fé?

É de boa-fé a posse, se o possuidor ignora o vício, ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa. Parágrafo único. O possuidor com justo título tem por si a presunção de boa-, salvo prova em contrário, ou quando a lei expressamente não admite esta presunção.

O que é possuidor de boa fé?

3.Classificação da posse Pelo artigo 1201, posse de boa-, quando o possuidor ignora o vício da posse ou obstáculo que impede a aquisição da coisa. A posse de má- é aquela que o possuidor tem ciência de seus vícios.

Quais os direitos do possuidor de boa fé?

O artigo 1.219 do Código Civil estabelece que o possuidor de boa- tem direito à indenização pelas benfeitorias necessárias e úteis, bem como as voluptuárias, e pode inclusive reter a coisa enquanto não lhe forem pagos os devidos valores.

Para que seja caracterizada a posse de Boa-fé?

Posse de boa- é aquela em que o possuidor a exerce na crença, e na certeza de que é o proprietário da coisa, uma vez que desconhece qualquer vício ou impedimento para a sua aquisição.

Quem é o possuidor do imóvel?

Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.

Quais os direitos do possuidor?

O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado. Não obsta à manutenção ou reintegração na posse a alegação de propriedade, ou de outro direito sobre a coisa.

Em que situação o possuidor tem direito aos frutos?

O possuidor de boa-fé tem direito, enquanto ela durar, aos frutos percebidos. Parágrafo único. Os frutos pendentes ao tempo em que cessar a boa-fé devem ser restituídos, depois de deduzidas as despesas da produção e custeio; devem ser também restituídos os frutos colhidos com antecipação. Art.

É justa a posse que não for violenta clandestina precária ou praticada de boa fé?

O artigo 1.200 conceitua posse justa como sendo a posse que não é violenta, clandestina ou precária. Por essa disposição, chega-se ao conceito de posse injusta, sendo aquela que é adquirida de forma violenta, clandestina ou precária. Não obstante, posse justa é aquela desprovida de qualquer vício.

É possível haver posse injusta e de Boa-fé?

Um possuidor de boa-fé pode ter posse injusta. ... Também é perfeitamente possível que alguém possua de má-, sem que tenha obtido a posse de forma violenta, clandestina ou precária” (VENOSA, 2011, p. 74).

O que caracteriza a posse de um terreno?

A posse acontece quando o proprietário tem a coisa para si, usando os poderes de uso, gozo e disponibilidade ou quando o proprietário mantém o direito, porém outra pessoa tem utiliza o poder de uso e gozo.

Qual a diferença entre proprietário e possuidor?

1.228 do Código Civil: "O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha". ... 1.196 do CC: "Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade".

Quem deve pagar IPTU proprietário ou possuidor?

Art. 34 – Contribuinte do imposto é o proprietário do imóvel, o titular do seu domínio útil, ou o seu possuidor a qualquer título.

Quando se tem posse do imóvel?

Basta que ele tenha uma conduta de dono. Assim, tanto faz se ele estiver perto ou longe fisicamente da coisa, se ele tem uma conduta de dono, ele será possuidor. A posse, portanto, é uma situação de fato.

O que é indenização dos frutos?

O possuidor de boa-fé tem direito, enquanto ela durar, aos frutos percebidos. ... O reivindicante, obrigado a indenizar as benfeitorias ao possuidor de má-fé, tem o direito de optar entre o seu valor atual e o seu custo; ao possuidor de boa-fé indenizará pelo valor atual.

Quais os efeitos gerados pela posse?

Os efeitos da posse são as conseqüências jurídicas por ela produzidas, ou seja, todas as conseqüências que a lei atribuir. ... Os meios de defesa da posse são as ações possessórias (manutenção e reintegração da posse), interditos possessórios e a autodefesa.

E a posse que não for violenta clandestina ou precária?

O art. 1.200 do Código Civil define a posse injusta como aquela que não for violenta, clandestina ou precária. Dessa forma, posse violenta é aquela obtida através do uso da força, podendo a coação ser física ou moral.

É justa a posse que não for violenta clandestina ou precária e de Boa-fé a posse se o possuidor ignora o vício ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa?

Se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisa, poderá cada uma exercer sobre ela atos possessórios, contanto que não excluam os dos outros compossuidores. É justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária. É de boa-fé a posse, se o possuidor ignora o vício, ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa.

Quando ocorre a posse injusta?

O artigo 1.200 conceitua posse justa como sendo a posse que não é violenta, clandestina ou precária. Por essa disposição, chega-se ao conceito de posse injusta, sendo aquela que é adquirida de forma violenta, clandestina ou precária. ... Uma posse que se iniciou sem vícios, não se torna injusta pela sua violência.