O tratamento mais utilizado é a corticoterapia tópica, e há relatos do uso satisfatório de tacrolimus e pimecrolimus para casos persistentes.
O líquen estriado é uma doença pouco comum, totalmente benigna, que aparece geralmente nas crianças, e na maioria das vezes com cura espontânea. Não se sabe ao certo as causas da doença, porém acredita-se que fatores genéticos estejam envolvidos no processo, bem como fatores ambientais.
O líquen plano é uma doença recorrente e pruriginosa que começa como uma erupção de pequenas e discretas pápulas que, em seguida, se combinam até formar placas rugosas e escamosas. A causa pode ser uma reação a certos medicamentos ou organismos infecciosos.
O líquen plano na boca não tem cura, mas os sintomas podem ser aliviados e controlados com o tratamento adequado, que geralmente é feito com pasta de dentes especial ou corticoides.
A causa do líquen plano é desconhecida, mas acredita-se que seja um distúrbio autoimune no qual os glóbulos brancos atacam e destroem as células da pele que expressam antígenos desconhecidos. Os fatores desencadeantes podem incluir agentes farmacológicos, sensibilizadores de contato ou agentes infecciosos.
Os líquens podem ser definidos como uma associação simbiótica entre um fungo e uma clorófita ou então entre um fungo e uma cianobactéria. Os líquens são associações simbióticas entre algas verdes e fungos ou entre cianobactérias e fungos.
O líquen simples crônico é uma inflamação com coceira da camada superior da pele. O líquen simples crônico envolve um ciclo em que coçar provoca mais coceira, e mais a pessoa coça. Essa inflamação afeta com mais frequência a cabeça, os braços, o pescoço e as pernas.
Esta é uma doença de pele muito comum que gera sintomas como irritação e descamação da pele, que pode ser desencadeada pelo clima, alimentação, suor ou estresse. O tratamento para neurodermatite tem como objetivo recuperar a pele lesionada e evitar que ela seja coçada novamente.
O eczema é uma inflamação aguda ou crônica na pele que pode ser causada pelo contato da pele com algum agente agressor ou ser consequência de uso de algum medicamento, sendo identificada por meio do aparecimento de sintomas como coceira, inchaço e vermelhidão na pele.
O eczema atópico ou dermatite atópica é uma inflamação da pele, que causa coceiras, bolhas de água e crostas. É comum em crianças e está relacionado com outras alergias, como asma alérgica, rinite, alergia a ácaros, entre outras.